Ana Filipa Santos e João Ferreira sagram-se campeões nacionais de triatlo longo

Um dos pódios de Vilamoura (foto Federação de Triatlo de Portugal)

O Algarve registou muita actividade desportiva no passado fim-de-semana, particularmente em Vilamoura, destacando-se a realização da meia maratona (também campeonato de veteranos) e o Campeonato Nacional Individual de Triatlo Longo.
Segundo o site da Federação de Triatlo de Portugal:
«Foram mais de uma centena os triatletas que acompanharam o desfecho da temporada de 2017 até às águas e estradas do Algarve, numa competição que guardou para o último fim de semana de Novembro a atribuição dos títulos individuais de longa distância mais importantes no nosso país. Com um leque de atletas de renome no cenário competitivo português a prova disputou-se até aos momentos finais e ficou marcada não só pela competitividade como pela vontade de completar o desafio e de fazer parte da enorme família do triatlo.
Com partida assinalada na praia de Vilamoura a competição desafiou todos os presentes a completar 1,9km de natação, seguidos de 91,5km de ciclismo e de uma corrida final que totalizou 21km percorridos ao longo da linha costeira entre Vilamoura e Quarteira. Na competição masculina o destaque centrou-se em torno do homem que liderou a prova nos seus momentos iniciais e que viria a ser o primeiro a cruzar a linha da meta. O triatleta do Estoril Praia Fisiogaspar, João Ferreira, foi o primeiro a chegar à praia e a iniciar o percurso de ciclismo. Ainda que ameaçado por intermédio de Fábio Azinheirinha, foi capaz de demonstrar enorme qualidade nos dois últimos segmentos da prova e, com os melhores parciais de ciclismo e de corrida, cortou a meta em primeiro lugar, sagrando-se Campeão Nacional Individual de Triatlo Longo. Azinheirinha, Outsystems Olímpico de Oeiras, conseguiu uma grande performance que lhe permitiu alcançar o segundo lugar no campeonato e Jorge Duarte, colega de equipa de Fábio, completou o pódio absoluto masculino na terceira posição.
Na frente feminina a competição registou contornos idênticos com o natural favoritismo à partida de Ana Filipa Santos, até à data bicampeã nacional da modalidade. A triatleta do Rio Maior Triatlo lançou-se nesta prova com vontade de subir ao mais alto lugar do pódio nacional da longa distância e, com uma prestação exemplar, demonstrou total domínio sobre as adversárias, registando os melhores parciais em todos os segmentos da prova. Com uma liderança que cimentou desde o início da competição, Ana Filipa Santos cortou a meta com uma vantagem superior a 16 minutos para a segunda classificada e conquistou o título português pela terceira vez consecutiva. Rita Maria Lopes, atleta do Sporting Clube de Espinho, foi a segunda mulher mais forte do dia, sagrando-se Vice-Campeã Nacional de Triatlo Longo. Liliana Veríssimo, do Núcleo do Sporting da Golegã, foi terceira classificada e última medalhada nacional de 2017.
O III Triatlo Longo de Vilamoura foi uma organização conjunta da Câmara Municipal de Loulé e da Federação de Triatlo de Portugal que encerrou o último fim de semana competitivo da época de 2017 e que nos deixou a todos com vontade de rapidamente chegar a 2018 e de ver mais competições das nossas modalidades.»
Veja os resultados completos aqui.