GP Natal: grande festa da corrida

Pódio masculino (foto facebook do GP Natal)

O EDP Grande Prémio de Natal foi uma corrida intensa no sector masculino, com chegada ao sprint favorável a Hélder Santos, e uma corrida solitária de Sara Moreira, em femininos. E uma festa na marcha e nos restantes escalões

A expectativa de uma luta colectiva entre o Benfica e o Sporting manteve-se durante grande parte da corrida, embora o Benfica tenha sofrido um forte revés, com a queda de Sérgia Dias ainda na fase inicial da corrida, que o deixou fora de “prova”. Ainda assim, Eduardo Mbengani mantinha a chama encarnada ao impor um ritmo forte, que foi respondido por mais de uma dezena de concorrentes até metade da prova. A partir daí, a selecção natural foi feita, muito por força do benfiquista e do sportinguista Tiago Costa, que também surgia forte na frente.

Já depois de cumprida a metade da prova o grupo da frente foi diminuindo e na fase das descidas longas e rápidas, apenas estava um trio na frente, composto por Tiago Costa, Miguel Ribeiro, do Olímpico Vianense, e por Hélder Santos, do Sporting. A cerca de 500 metros da meta, Hélder Santos jogou a sua cartada e com um vigoroso sprint conquistou o seu primeiro triunfo nesta histórica prova.

Bem diferente foi a prova feminina, com Sara Moreira a destacar-se bem cedo para arrumar a questão ao cortar a meta isolada em 32.31 minutos, perto do seu melhor na prova (32.41, de 2015, com outro percurso). Nas posições imediatas ficaram Filomena Costa, do Jardim da Serra, e Ercília Machado, individual.

Nas restantes provas do programa, destaque para as competições de marcha, cujas provas principais foram dominadas pelo olímpico Pedro Isidro, do Benfica, e Kristina Saltanovic, do Juventude Vidigalense.

Principais resultados

 

Vencedores da prova aberta (4km): Diogo Banha (Maratona) 13.02 e Rita Bacelar (CN Amadora) 15.03. Vencedores dos restantes escalões: juvenis (4km): Martim Monteiro (Individual) e Rita Miranda (Individual); iniciados (2km): Hugo Cruz (Individual) e Luana Solé (SC Reboleira Damaia); infantis (1 km) David Ribeiro (NS Lourinhã) e Leonor Ferreira (Maratona).

Marcha (5km): 1. Pedro Isidro (SL Benfica) 21.21; 2. Paulo Martins (Sporting) 22.00 (jun.); 3. Sidney Santos (Sporting) 23.22 (jun.); 4. Luís Silva (Leiria MAC) 23.31 (vet.); 5. Kristina Saltanovic (J. Vidigaleense) 23.36;…; 10. Andreia Reis (JOMA) 29.27 (jun.). Outros escalões: juvenis – Catarina Santos (individual) 17.03; iniciados – Leandro Francisco (CA Galinheiras) 18.37; infantis – Guilherme Rodrigues (individual) 5.12 e Irina Martins (CA Galinheira) 5.42; benjamim – Carla Jesus (CA Galinheiras) 6.21 e Pedro Sousa (GD S. Domingos) 6.52.
Resultados completos provisórios aqui.