Edmonton 2020 já não receberá os Mundiais Sub 20

Incapaz de manter a proposta de organizar os Campeonatos Mundiais de Sub 20 da IAAF “Edmonton 2020”, a cidade canadiana de Edmonton volta à ribalta.

O novo Comité Internacional de Atletismo de Edmonton, na província de Alberta, Canadá, estava pronto para acolher os melhores atletas Sub 20 do planeta nesse ano olímpico de 2020, mas esbarraram com um obstáculo intransponível.

Infelizmente para o EIAC, já com um grande triatlo internacional agendado na cidade para o mesmo verão, não havia suficiente financiamento do governo para acolher a organização.
Assim, de acordo com a notícia do Edmonton Sun (ver notícia completa), apesar de vencer a candidatura para o Campeonato Mundial Sub 20 da IAAF, em 2020, Edmonton não vai hospedar o evento, em vez disso, optando pela Grande Final de Triatlo ITU.

“Nós pensámos que os dois eventos seriam muito complementares, especialmente para 2020, quando se realizarem os Jogos Olímpicos que serão no início de agosto”, disse o presidente da EIAC, Jerry Bouma. “A nossa competição, Edmonton 2020, ocorreria no prazo de duas semanas antes dos Jogos e o triatlo aconteceria duas semanas após os Jogos. Pensávamos que esta era uma oportunidade para realmente criarmos um programa olímpico, um festival de desportos de verão, liderado pelos campeonatos de atletismo júnior (sub20), depois as Olimpíadas e depois o triatlo, que terá certamente a presença de alguns desses atletas olímpicos”.

O conselho da cidade de Edmonton originalmente aprovou 250.000 dólares canadianos em financiamento, permitindo que o EIAC preparasse uma proposta para a IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo) para sediar os campeonatos de atletismo de menores de 20 anos.

A oferta foi aceite em agosto e o EIAC estava pronto para assinar o acordo quando surgiram questões de financiamento. A cidade de Edmonton já comprometeu 2,8 milhões de dólares para sediar o evento de triatlo em 2020. Por isso não era possível garantir o financiamento dos governos provincial e federal para levar os campeonatos sub 20 para Edmonton também.