Corridas de S. Silvestre em todo o mês de Dezembro

Treino em Monsanto
Os animadores do treino, com a camisola oficial da corrida de Lisboa (fotos de António Manuel Fernandes)

Entre as preocupações que muitos organizadores têm quando começam a idealizar os seus projectos de corridas, uma delas é a criação de um bom nome, para além de um percurso adequado ao objectivo que se procura. Sendo o nome da prova importante, convém que se distinga das dezenas ou centenas que já se realizam por todo o lado. Por isso, sempre nos espantou a falta de imaginação de muitos dos que organizam provas em Dezembro, que repetem até à exaustão um nome que é uma marca de referência, mas cujo significado aponta para uma data específica.

Estamos a referir-nos, é claro, às corridas de S. Silvestre, que se começam a realizar logo no princípio de Dezembro, para não se realizarem “em cima umas das outras”.

Se não quiserem chamar às provas outros nomes pitorescos, como “Corrida do Fumeiro”, “Corrida do Inverno”, “Corrida da Laranja do Oeste”, e optem pelo calendário hagiológico cristão, sem ser exclusivamente o católico, no que se refere ao mês de Dezembro, podíamos ter a corrida de S. Silvério, no dia 2, ou de São Francisco Xavier, no dia 3, ou de S. João Diego, no dia 9, ou de S. Lázaro, no dia 17, de S. Tomás Becket, no dia 29, ou de S, Rugero, no dia 30…

S. Silvestre em dia de S. João Câncio…

Ora, hoje, segundo o esse calendário, é dia de S. João Câncio, e em Cuba, Santa Luzia, Crato, Gerês, Vila Nova de Famalicão e Viana do Castelo, há corridas a nomear S. Silvestre, cujo dia se celebra daqui a 8 jornadas!

Mas é a força do nome e de um marketing de corrida que assim o pede.

Assim, na Corrida de S. Silvestre de Viana do Castelo, avultam as presenças do campeão nacional de corta-mato, Rui Pinto, que terá a companhia de Hermano Ferreira (ambos do Benfica), Miguel Ribeiro (Olímpico Vianense) e Ricardo Dias (Sporting), e em femininos de Jessica Augusto (Sporting). O tiro de partida será dado pelo ex-futebolista de Sporting de Braga e Benfica, Tiago, que também participa na prova, que se inicia às 17.30 horas.

Ainda no Minho, em Vila Nova de Famalicão, a mais participada nos últimos anos, espera-se a presença de Ricardo Ribas e Doroteia Peixoto, com provas a partir das 21.30 horas

Treinos animados para Lisboa

Entretanto, estes dois atletas estiveram esta manhã no muito concorrido último treino da El Corte Inglés Corrida de S. Silvestre de Lisboa, que decorreu no anfiteatro Keil do Amaral, no belíssimo Parque de Monsanto, numa promoção da organização, liderada pela HMS.

As corridas que já se realizaram e as que faltam

Ficamos agora aqui com um quadro de algumas das corridas de S. Silvestre que já se realizaram este mês (dados recolhidos no site de João Lima), deixando depois um “mini-calendário” das provas com este nome que ainda se realizarão até ao dia de S. Silvestre, 31 de Dezembro.

Calendário das que faltam