Ranking e campeonato mundial de maratona para veteranos

Mais de 125 mil veteranos nas maratonas Abott WMM

No passado mês de Novembro, a organização das maiores maratonas do Mundo, “Abbott World Marathon Majors (AbottWMM) anunciou o lançamento de um ranking global de corredores de acordo com os seus escalões etários, já a partir de Setembro de 2018, e anunciou ainda a criação dos Campeonatos Mundiais por escalões (veteranos) AbbottWMM Wanda para a primavera de 2020.

Este será um passo importante no setor da corrida, especialmente na maratona, no reconhecimento de alguns dados que há muito se vinham a verificar em todo o Mundo: o aumento exponencial de praticantes com mais de 40 anos de idade.

A série AbbottWMM inclui as Maratonas de Tóquio, Boston, Virgin Money Londres, BMW Berlim, Bank of America Chicago e TCS New York City, bem como os Campeonatos Mundiais da IAAF e maratonas dos Jogos Olímpicos.

Ranking de veteranos

Os rankings mundiais de veteranos Wanda da AbbottWMM serão lançados em setembro de 2018 e os melhores atletas do grupo etário estarão qualificados participar nos campeonatos mundiais da faixa de idade Wanda da AbbottWMM na primavera de 2020. O ranking abrangerá faixas etárias de homens e mulheres dos 40 aos 80 anos.

«Esta nova iniciativa continua os esforços da AbbottWMM para se associar com os líderes da indústria no desenvolvimento da prática da maratona, que inclui ainda uma ampla parceria com a IAAF para erradicar o doping e expandir os eventos do AbbottWMM para locais adicionais em todo o mundo», explica a AbbottWMM na sua página oficial.

Mais de 125 mil veteranos nas AbottWMM

Tim Hadzima, director-geral da AbbottWMM, afirmou: «houve um enorme crescimento nos escalões de veteranos na maratona e agora mais de 125.000 corredores com mais de 40 anos participam nas corridas AbbottWMM em cada ano. As nossas séries celebraram já os melhores atletas profissionais do mundo por mais de uma década e agora é hora de celebrar formalmente as conquistas de corredores de maratona por grupo etário e as histórias verdadeiramente inspiradoras desses campeões mundiais».

Estes rankings mundiais de veteranos “WIGA Wanda Age Group”, terão pontuações nas provas da AbottWMM, mas a organização foi ainda mais longe e seleccionou já um grupo de outras maratonas, que merecem confiança do grupo organizador e que podem também pontuar para este ranking, no caso dos seus vencedores atingirem um conjunto de marcas denominadas “platinum”.

Maratona de Lisboa entre as certificadas

Entre as provas escolhidas para este ranking de veteranos está a Rock’n’Roll Maratona de Lisboa, de 2018, competição que tem elevado prestígio internacional, como se comprova por esta escolha, lado-a-lado com Nova Iorque, Tóquio, Madrid, Londres, Berlim, Chicago e Boston, entre outras…

Todas as informações sobre este ranking e o seu sistema de pontuações podem ser consultados na página da AbottWMM.

Entretanto, deixamos aqui a lista das maratonas que são aceites para este ranking, deixando ainda a informação que a administração da AbottWMM está em conversações com vários outros organizadores no sentido de ampliar a lista de provas certificadas.