Domínio estrangeiro no NAOM 2018

Tiago Romão (foto de arquivo, de Joaquim Margarido)

A vila do Crato recebeu este fim-de-semana a 12.ª edição do Norte Alentejano’O’Meeting (NAOM 2018), prova com imenso prestígio internacional e que juntou mais de seis centenas de orientistas, com os melhores portugueses a dizerem presente.

Contudo, na organização do Grupo Desportivo dos 4 Caminhos, Federação Portuguesa de Orientação e o Município do Crato, que decorreu em mapas traçados em Herdade da Rocha, Herdade do Rolão e Couto do Saramago, foram os estrangeiro que subiram ao degrau mais alto dos pódios.

Assim, os grandes vencedores do NAOM 2018, que abriu a Taça de Portugal Vitalis de Orientação pedestre, foram Eduardo Gil e Ekaterina Savkina.

O espanhol, venceu as duas provas que contavam para a pontuação final, não dando hipóteses aos seus adversários (e ainda participou numa prova nocturna de sprint, arrebatando o triunfo no Alto Alentejo), deixando para trás o alemão Bjarne Friedrichs e Tiago Romão.

Já o triunfo da russa foi muito discutido com portuguesa Mariana Moreira, pois a portuguesa venceu a distância mais longa e a russa a mais curta, mas no acumulado, a vantagem era da atleta de leste. Svkina também esteve – e venceu – a nocturna de sprint.

Principais resultados do NAOM 2018 na elite:

Resultados completos na página da prova.