João Campos estreou medalhas em mundiais ‘indoor’ há 33 anos

João Campos e António Leitão na final de Paris 1985

Hoje completam-se 33 anos sobre o momento em que Portugal viu conquistada a primeira das medalhas da sua história em competições de pista coberta. Foi nos Jogos Mundiais de Paris, uma autêntica edição zero dos Campeonatos Mundiais que depois se passaram a disputar.

Foi um feito extraordinário de João Campos, com a conquista da medalha de ouro na prova de 3000 metros! Nas eliminatórias, primeiro João Campos, vencedor de uma das séries em 7.59,07, depois António Leitão, quarto noutra série, em 7.54,82, estilhaçavam o anterior recorde de Portugal de Luís Horta (8.00,8).

Na final, bem mais lenta, os dois portugueses andaram sempre na luta pelas medalhas e João Campos fugiu a 120 metros do final para triunfar em 7.57,63! António Leitão já não conseguiu ser tão rápido e ficou a escassos 22 centésimos do pódio, a que subiram o norte-americano Don Clary (7,57,78) e o checo Ivan Uvizl (7.57,92).

Uma dúzia de medalhas na competição

Desde então, Portugal conseguiu mais 11 medalhas nos Mundiais. Naide Gomes foi a mais profícua ao conquistar quatro medalhas, no pentatlo e no comprimento, sendo duas de ouro e duas de prata (a de 2006 derivou da desclassificação da anterior segunda classificada, por doping).

Refira-se, a propósito, que Portugal recebeu a realização destes mundiais no ano de 2001, com Rui Silva a sagrar-se campeão de 1500 m e Carlos Calado a conquistar o bronze no comprimento. Este ano, os mundiais estão marcados para Birmingham (Grã-Bretanha).

Vejamos o quadro completo (incluindo a de João Campos na tabela):