Pedro Pichardo estreia-se como português em Madrid

Pichardo em acção no meeting do SL Benfica (foto SL Benfica)

A página oficial do Sport Lisboa e Benfica anuncia hoje que Pedro Pichardo regressa à competição dia 8 de Fevereiro, no Meeting de Madrid, naquela que será a primeira competição do atleta como português.
Para ele, será também o regresso à pista coberta desde o longínquo Março de 2014, onde conquistou o Bronze no Mundial em Sopot, na Polónia, com a marca de 17.24.

Em pista coberta, o recorde pessoal do atleta é de 17.32 (República Checa – Fevereiro 2014) e ao ar livre de 18.08 (La Havana – 28 maio 2015).

Desde então, entre paragens por lesão e castigos da federação cubana pelo facto de o atleta querer treinar com o pai, voltou a competir apenas em 2017, conquistando o 3.º lugar do ranking mundial com 17.60 como melhor registo do ano, conseguido em Lausanne, em 6 de Julho.

Ainda assim, o benfiquista também foi considerado o terceiro melhor do ano no prestigiado ranking (por mérito) da revista norte-americana Track&Field News. Estes rankings da TFN são muito conceituados entre os organizadores dos maiores meetings mundiais.

Sem qualquer referência próxima à sua condição, existe um factor a ter em conta: o recorde de Portugal em pista coberta, que é de 17,33 (apenas mais um centímetro que o recorde pessoal de Pichardo), e pertence a Nelson Évora, que ao serviço do SL Benfica saltou essa marca em 10 de Fevereiro de 2008, em Karlsruhe, na Alemanha.

 

Fonte: SL Benfica (página oficial), com adaptação de MelhorMarca.pt