Trilhos dos Abutres em avaliação mundial

Imagens da prova (arquivo da organização)

Este fim-de-semana realiza-se uma das mais mediáticas corridas de trail em Portugal, os Trilhos dos Abutres, de Miranda do Corvo, que estarão em observação especial devido ao facto de serem candidatos ao Campeonato do Mundo de Trail em 2019.

A candidatura da Associação Abutrica, de Miranda do Corvo, que é a entidade responsável pela organização dos Trilho dos Abutres, já ultrapassou a fase inicial e encontra-se numa lista muito curta de candidatos, afirmou Hugo Cabral, da Associação Abutrica, na conferência de imprensa de apresentação da prova, que este ano envolve mais de 1500 atletas, lê-se no Notícias de Coimbra.

Serão, mais concretamente, 1.685 atletas, dos quais 114 são estrangeiros de 18 nacionalidades, anuncia a organização.

Quanto à organização do mundial, em Fevereiro e marco, serão feitas as vistorias dos locais das candidaturas por parte dos responsáveis da Associação Internacional de Trail Running e Associação Internacional de Ultramaratona visitam os locais sendo anunciada a candidatura vencedora durante o mês de Maio.

Segundo a notícia, Hugo Cabral, afirma que a organização do Campeonato do Mundo de trail running em Miranda do Corvo poderá representar um impacto económico de 1,5 milhões de euros, para um investimento de cerca de 300 mil euros. “A crescente procura por atletas estrangeiros e o reconhecimento nacional e internacional da prova” do Trilhos dos Abutres são algumas das razões invocadas pela Associação Abutrica na sua candidatura.

Meia dúzia de provas em dois dias

O evento, que vai decorrer em Miranda do Corvo, de 26 a 28 de janeiro, prevê receber 2.000 atletas. O evento será constituído por seis actividades: o Ultra Trilhos dos Abutres® 50 km – UTA50; os Trilhos dos Abutres® 30km – TA30; o Mini Trilhos dos Abutres 20 km – MTA20; o Abutres 1st Flight 12 km – A1F12; a Caminhada dos Abutres 12km – CA12; e os Trilhos Júnior José Godinho. Paralelamente ao evento, estão contempladas as seguintes actividades: ExpoTrail ® dos Abutres – uma exposição de material de desporto, com maior incidência no Trail; e a Tertúlia sobre a modalidade e Fototrail (2ª edição do Curso de Fotografia).

As provas de maior distância realizam-se no sábado e têm início no mercado municipal de Miranda do Corvo e desenrolam-se maioritariamente na Serra da Lousã, nas áreas geográficas das freguesias de Vila Nova e Miranda do Corvo.

A logística da organização envolve 300 voluntários, 45 bombeiros, oito enfermeiros e outros tantos militares e um médico, apoiados por 18 viaturas.

Mais informações na página da competição.