Folia na Corrida do Carnaval em Lousada

Carlos Costa venceu em Lousada

Num verdadeiro desfile de máscaras, os participantes aderiram ao tema e, em ritmo de corrida ou caminhada encheram as ruas da Vila de Lousada, para celebrar a 5ª edição da Corrida de Carnaval de Lousada, que se apresenta, cada vez mais, como um evento a não falhar para quem gosta de celebrar, aliando a folia à prática desportiva.

Nesta manhã, onde a diversão foi a palavra de ordem, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, que deu o tiro de partida, a Vereadora, Dr. Cristina Moreira e o Vereador do Desporto, Dr. António Augusto Silva, que percorreram os 10 km cronometrados.

A Corrida de Carnaval era composta também por uma caminhada de 5 km, que foi animada por música e muitos mascarados.

Triunfo de Carlos Costa

Num percurso de dificuldade sempre elevada, Carlos Costa (CDS Salvado do Campo) chegou na primeira posição com 32.00, seguido do vencedor das duas últimas edições, Rui Muga, do Clube Académico Mogadouro, com o tempo de 32.04, e na terceira posição, ficou Artur Rodrigues, do GDC Guilhovai, com o tempo de 32.27.

No setor feminino, Vanessa Carvalho, SC Braga, venceu os 10 km aos 36.09, seguida por Justyna Wojcik (ACD S. João da Serra) com 38.01 e de Andreia Cunha aos 38.34.

O pódio feminino em Lousada

Enquanto a competição desportiva ficou fechada com as três posições do pódio, a competição que iria atribuir prémios aos três melhores disfarces de Carnaval continuava e ia sendo avaliada pelo júri colocado junto a linha de meta e que, mais tarde, anunciou os vencedores.

A cerimónia de pódio decorreu então com os prémios a serem entregues pelo Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, pela Vereadora Dr. Cristina Moreira e pelo Vereador do Desporto Dr. António Augusto Silva.

Como habitualmente foi atribuído um fim-de-semana ao volante de uma viatura Hyundai ao 100º classificado.

Concurso de máscaras na Corrida de Carnaval

Por último, decorreu o concurso de máscaras que apelava à criatividade dos participantes tanto da corrida como da caminhada. Houve uma grande adesão e foram vários os atletas que entraram no espírito destas festividades. As três melhores fantasias festejaram no pódio, que ficou repleto de apicultoras, abelhas e minnies.

A folia e a corrida de mãos dadas

Terminou assim mais uma edição da Corrida do Carnaval que ficou marcada pela festa de cor proporcionada pelas máscaras carnavalescas típicas desta época.

Os resultados completos podem ser vistos na página da prova.

Texto e fotos: Gabinete de Comunicação da RunPorto.com.