
As notícias sobre “doping” em Espanha são muito frequentes, mas acima de tudo surgem de acções policiais, como esta que surgiu em “El País” e que replicamos:
«A agência antidopagem espanhola (AEPSAD) abrirá processos de doping contra sete desportistas e ex-atletas que compraram substâncias dopantes a Iván Hierro, um ex-atleta espanhol da Cantábria, condenado em Santander a seis meses de prisão por um crime contra a saúde.
A sentença considera “factos comprovados” que, durante 2013 e 2014, Iván Hierro enviou substâncias dopantes (principalmente EPO <TB> e anabolizantes) para Antonio Jiménez Pentinel, David Blanco (ciclista paraolímpico), Margarita Fuentes-Pila, Manuel Penas, Mohamed Day Day e os irmãos Julio e Fernando Rey.
Julio Rey é recordista de Espanha de maratona
O atleta com melhor palmarés, as melhores marcas e títulos mais altos, é o maratonista de Toledo, Julio Rey, 46 anos, atual recordista de Espanha de maratona (2h06m52s, em 2006), que depois de se aposentar treina atletas em um centro com seu pai e irmão Fernando. Julio Rey segundo na maratona do Mundial em Paris 2003 e já sofreu durante a carreira uma suspensão de dois anos por doping.
Quanto a Pentinel, de 41 anos, já cumpriu uma sanção de três anos para a posse de substâncias dopantes, encontradas em sua casa quando ele foi registado durante a operação policial em que o mercado de Hierro foi desmantelado. O atleta sevilhano, campeão europeu em 2002, ainda está ativo. Recentemente ele foi proclamado campeão universitário da Andaluzia de corta-mato.
Fuente-Pila corre domingo no nacional de clubes
Margarita Fuentes-Pila, 35, foi proclamada há duas semanas campeão de crosse de Cantabria e está preparada para correr no domingo o campeonato de clubes de Espanha com sua equipe, Piélagos. Em 2015, ela cumpriu uma sanção de seis meses por doping.
De acordo com a decisão do tribunal, Hierro comprou as substâncias dopantes do irmão de uma mulher doente em Silla (Valência), que foi prescrito para EPO. Eles o enviaram para Hierro por correio para a casa de sua avó.
“Nós lemos a sentença e assim que a obtivermos por meio de canais oficiais, abriremos um arquivo, sem dúvida”, explicam fontes da AEPSAD. A suspensão por posse, compra ou tentativa de compra equivale a um analítico positivo, no mínimo serão dois anos de suspensão da licença de atleta ou treinador.