Sala Moniz Pereira no Museu do Desporto

Inauguração da sala Moniz Pereira no Museu Nacional do Desporto (fotos António Manuel Fernandes)

Foi hoje inaugurada a Sala Moniz Pereira no Museu Nacional do Desporto, em Lisboa, um espaço que recria fielmente a sala de trabalho do Professor Moniz Pereira, na sua casa, com artigos do seu espólio que foram cedidos pela família do “Senhor Atletismo”.

Com vários documentos, fotografias e objectos devidamente catalogados e contextualizados pelo professor Moniz Pereira, o que, segundo Augusto Baganha, presidente do IPDJ, facilitou bastante a catalogação de todo o espólio, naquela sala estão móveis da sua sala de trabalho, com gavetas específicas de cada grande competição, cds, taças, roupas que sempre reconhecemos no professor.

Ali está também uma réplica do piano onde compôs mais de 140 fados (letras e músicas), desde 1972, conforme referiu a directora do Museu do Fado, Sara Pereira.

A secretária de trabalho do Professor Moniz Pereira, agora em exposição

Na cerimónia de inauguração, a filha do professor, Leonor Moniz Pereira, professora catedrática, realça o facto de o espólio de seu pai estar disponível para outras iniciativas, com a cedência temporária de alguns itens para outras exposições e datas com algumas outras instituições, salientando uma das máximas de seu pai, “num total de 135, que dizia: aproveite enquanto está vivo, porque vai estar morto durante muito tempo”.

Documentos estão a ser digitalizados

Muitos dos itens cedidos ao Museu do Desporto são os “caderninhos” de apontamentos, que “estão a ser digitalizados e que depois poderão ser consultados por todos”, afirmou o secretário de Estado, João Paulo Rebelo.

Na ocasião, foi apresentado o postal lançado pelos CTT para homenagear o professor Moniz Pereira, com carimbo posto pela sua filha, Leonor Moniz Pereira, perante o testemunho do representante dos CTT, pelo secretário de Estado João Paulo Rebelo, e pelo presidente do IPDJ, Augusto Baganha

Presente na cerimónia estiveram ainda o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, e José Manuel Diniz, presidente da FMH, que realçou o facto de o nome Moniz Pereira fazer parte integrante na faculdade, pois o professor Moniz Pereira ali leccionou, tal como a sua filha Leonor, e já está no corpo docente a terceira geração, através de Vera, neta do professor.

A Sala Moniz Pereira, está colocada numa ala do Museu de Desporto que tem uma “timeline” significativa da vida de Moniz Pereira, das suas obras e das conquistas que conseguiu para os seus atletas, alguns dos quais, especialmente Carlos Lopes, Fernando Mamede e José Carvalho, estiveram na cerimónia, muito participada.

Quem não se recorda deste visual do professor?

Programa de Actividades Moniz Pereira 2018

Fica aqui uma listas das actividades relacionadas com o professor Moniz Pereira, onde serão expostos alguns itens do seu espólio.

A professora Ana Santos, da FMH, que produziu um documentário sobre Moniz Pereira, aqui a acompanhar o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, na ala com a “timeline”

• Março, dia 6 – Abertura da sala Moniz Pereira no Museu Nacional do Desporto

 




 

• Março, dia 26 – 18h00 – Museu do Sporting – Abertura da Exposição Temporária “A sorte dá muito trabalho”
• Abril, dia 25 – 10.30 h – Corrida da Liberdade Moniz Pereira patrono da 41ª edição da Corrida da Liberdade com chegada aos Restauradores com visita à exposição sala Moniz Pereira no Museu Nacional do Desporto. Organizadores: Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa (AACL), Federação das Colectividades do Distrito de Lisboa (FCDL), Associação 25 de Abril (A25A), coorganização da Câmara Municipal de Lisboa (Departamento de Desporto)
• Maio, dia 14 – 18h00, Museu do Sporting – tertúlia – O treinador eclético (atletismo, voleibol e preparador físico da equipa de futebol, etc.) com a participação de atletas, dirigentes e amigos
• Junho, dia 10 – Abertura da exposição fotográfica no Centro Desportivo Nacional do Jamor – Câmara Municipal de Oeiras
• Setembro, dia 26 – 18h00, Auditório do Comité Olímpico de Portugal, tertúlia – O legado Olímpico de Moniz Pereira
• Outubro (dia a confirmar) – Museu do fado – Mesa Redonda – Valeu a Pena – O legado musical de Moniz Pereira
• Novembro (dia a confirmar) Faculdade de Motricidade Humana – tertúlia – Moniz Pereira o professor e académico
• Dezembro (dia a confirmar) Federação Portuguesa de Atletismo – Congresso Internacional de Meio Fundo Mário Moniz Pereira

 

Texto e fotos: António Manuel Fernandes