Taça da Europa de Lançamentos em Leiria sem Tsanko e Belo

Leiria recebe este fim-de-semana a Taça da Europa de Lançamentos, com provas no sábado e no domingo, que ocuparão as instalações do Estádio Municipal e do Centro Nacional de Lançamentos. Mas a prova fica já marcada pela ausência dos portugueses Tsanko Arnaudov e Francisco Belo.

Segundo um comunicado de hoje da FPA, “Francisco Belo foi sujeito a uma cirurgia em último defeso, e por isso foi dispensado para não comprometer a recuperação”, já sobre Tsanko Arnaudov, “contraiu uma lesão no pé esquerdo durante o Campeonato do Mundo de Pista Coberta, no passado fim-de-semana, em Birmingham”.

São duas baixas na selecção portuguesa, que será representado por 10 atletas, com apenas uma equipa em sub23 masculinos. Entre os portugueses, quem tem maior palmarés é Irina Rodrigues, que já foi terceira em seniores (2015), coleccionando três segundos lugares e um terceiro lugar em sub23. A própria Liliana Cá foi terceira em 2007!

Entre os homens, Francisco Belo (ausente) esteve em evidência com um terceiro lugar em 2017.

Colectivamente, a melhor classificação de sempre portuguesa foi no ano passado, com os homens a conseguirem um quarto lugar (em sub23 também em 2008 foi conquistado o quarto posto).

 

 

Campeões Olímpicos e Mundiais em Leiria

Por isso, Leiria será a capital europeia dos lançamentos, com a presença de alguns dois melhores executantes do planeta, entre eles três atletas que são campeões olímpicos ou mundiais: os alemães Christoph Harting, campeão olímpico do disco, e Johannes Vetter, campeão mundial do dardo; e o polaco Pawel Fajdek, campeão mundial do martelo. Também estará presente na prova a campeã mundial do lançamento do peso em pista coberta, a húngara Anita Marton, que tem prevista participação no lançamento do disco, para além do peso, é claro.

Estarão ainda presentes alguns dos vencedores das provas de há um ano, em Las Palmas, como: Mesud Pezer (Bósnia) no peso, Lukas Weisshaidinger (Áustria) no disco e Quentin Bigot (França) no martelo, no setor masculino; e Alexandra Tavernier (França) no martelo e Martina Ratej (Eslovénia) no dardo, no feminino.

Joahnes Vetter quer recorde da Taça da Europa de Lançamentos

É claro que o alemão Joahnnes Vetter, que terminou o ano passado com a marca de 94,44 metros, tornando-se o segundo melhor lançador de sempre, atrás do recordista mundial Jan Zelezny (98,48), e que nesta época já lançou 91,22 metros, em competição na África do Sul, é a figura mais proeminente, especialmente porque pretende atacar claramente o recorde da competição que é de 85,85 metros e foi obtido no ano passado pelo seu compatriota Julian Weber.

No lançamento do disco masculino, destaque para a presença do vice-campeão mundial, o sueco Daniel Stahl.

Esta Taça da Europa de Lançamentos tem transmissão em streaming.