O melhor triatleta europeu é português: João Pereira

João Pereira (foto FTP)

João Pereira ganhou o prémio de melhor Atleta Ano, distinção anual atribuída pela European Triathlon Union. Os outros triatletas nomeados para Atleta do Ano eram Mario Mola, de Espanha, vencedor da World Triathlon Series 2017 e Uxío Abuín Ares, também espanhol, vencedor da Taça do Mundo Weihai, mas o triatleta português acabou por levar o galardão para casa.

Depois de, em 2017, João Pereira ter sido campeão europeu na distância olímpica e na semana seguinte sagrar-se campeão europeu na distância sprint – para além de ter ganho também por equipas – o triatleta que alcançou o 5º lugar nos Jogos Olímpicos, o melhor resultado de sempre, foi distinguido com o prémio de Melhor Triatleta Europeu pela European Triathlon Union (ETU).

«Estou muito satisfeito com esta distinção. Depois de ter sido campeão europeu na distância olímpica e na distância sprint, um resultado nunca antes alcançado, este prémio vem reforçar os resultados e dar-me motivação. Tinha adversários muito fortes e deve ter sido difícil eleger o real merecedor e vencedor deste prémio.»

Fair play

Segundo o triatleta, a atribuição do prémio é feita não apenas nos resultados alcançados, mas também na persistência necessária para seguir uma carreira na alta competição. «Acho que também conta o jogo limpo com que se compete, assim como o fair play dos atletas», conclui João Pereira.

Para além de João Pereira, este ano Portugal tinha a nomeada para Prova do Ano a Taça da Europa, que decorreu no Funchal, na Madeira, que concorreu com com Banyoles, em Espanha, Kitzbuhel, na Áustria, Panavezys, na Lituânia, e Wuustwzel, na Bélgica.

Foi Kitzbuhel, na Áustria, que acabou por ganhar o prémio de Melhor Prova do Ano.

A tradição dos prémios da união europeia das federações de triatlo

Desde 2016 que a European Triathlon Union (ETU) atribui anualmente prémios a personalidades ou entidades promotoras do Triatlo na europa. Em 2016, a cerimónia realizou-se em Paris, o ano passado passou para Roma e este ano a Gala dos Prémios decorreu em Moscovo, dia 10 de março, pelas 17h (hora portuguesa).

De lembrar que João Pereira fez história no triatlo ao realizar em 2017 o feito inédito de subir ao mais alto lugar no pódio na distância Sprint e na distância Olímpica a nível europeu, acabando também por ganhar a competição por clubes. Para além da dobradinha, muito aplaudida no mundo do triatlo, o triatleta que também obteve um 5º lugar nos Jogos Olímpicos, com o melhor tempo no segmento da corrida, venceu também a Taça da Europa de Quarteira 2017, uma competição que se irá disputar este ano no próximo dia 24 de março, em Quarteira.

As categorias para o ano de 2017 foram:
Atleta Feminina do Ano
Atleta masculino do Ano
Federação Nacional do Ano
Federação do Ano Emergente
Técnico Oficial do Ano
Organização do Ano
Prémio do Conselho Executivo ETU

 

Texto: comunicação Federação de Triatlo de Portugal