Campeonato de Portugal de Crosse masculino: o título de sonho de Rui Teixeira

O título de sonho de Rui Teixeira

Rui Teixeira (em estreia) e o Sporting (47º título) foram os vencedores dos Campeonato de Portugal de crosse, em masculinos, que decorreu em Monforte.

A corrida masculina ficou marcada pelo fortíssimo ataque de Rui Pinto desde o primeiro momento. O benfiquista, que referiu não estar a “correr contra ninguém”, apenas consigo próprio, alcançou forte avanço deixando um pelotão muito alongado, a tentar recuperar num dos percursos mais selectivos (e bonitos) dos últimos anos.

Dois benfiquistas no pódio

E, contra todos os principais vaticínios, o sportinguista Rui Teixeira, que subiu ao pódio pela primeira vez em 2007 (3º), precisamente em Campo Maior, também no distrito de Portalegre, nas duas últimas voltas encetou forte recuperação para triunfar com grande vantagem sobre o benfiquista, cuja vantagem inicial deu para manter o segundo lugar, perante a aproximação do seu colega de equipa, Samuel Barata, que foi terceiro.

O pódio individual

Sporting muito forte

Na luta colectiva tudo estava aberto a meio da corrida, mas nesse final, o Sporting, sobressaiu, com Rui Pedro Silva, Ricardo Dias e Alberto Paulo a chegarem antes do terceiro elemento do Benfica, Eduardo Mbengani, e depois colocaram ainda Licínio Pimentel e António Silva, antes de Ricardo Ribas, que fechou as contas benfiquistas no 11º lugar. A formação de S. Salvador do Campo subiu ao pódio no terceiro lugar.

O Sporting conquistou 47º título

No final, Rui Teixeira disse a MelhorMarca.pt, que “o corta-mato sempre foi uma preferência, todos os atletas sonham com o título e hoje consegui realizar esse sonho. Treinei a época toda em percurso de corta-mato e hoje consegui realizar o meu sonho”.

“Passei por momentos bons e maus, e nestes consegui sempre levantar-me. Tenho lá um jornal em casa em que disse que iria ser campeão nacional. Guardei esse jornal desde essa altura. Em 2007 subi ao pódio ao lado do Paulo Guerra, em Campo Maior, e disse para mim, um dia vou conseguir ganhar”, concluiu o atleta após cumprir o seu sonho de atleta.

Primeiro sub23 em 30º…

O primeiro sub23 deste Campeonato de Portugal foi João Ferreira, do Póvoa de Varzim, apenas 30º classificado, com 34.42 minutos, com grande vantagem sobre Rui Borges (SC Braga) e Bruno Vieira (Maratona).

Terminaram 124 atletas e pontuaram 17 equipas.

Pode ver os principais resultados na página da Lap2g0, e pode ver ainda a reportagem do Campeonato de Portugal Feminino e dos restantes escalões.

Texto e fotos: António Manuel Fernandes