Rainha Elizabeth dá tiro de partida em Londres

Rainha Elizabeth dá tiro de partida da Maratona de Londres

O botão de sinalização da partida da Maratona de Londres será colocado dentro do castelo de Windsor, para que Sua Majestade a Rainha dê a partida oficial da Virgin Money London Marathon 2018.

No domingo, 22 de abril, a Rainha subirá a um palanque especial em frente à Torre Redonda, no terreno do Castelo de Windsor, para apertar o botão de partida às 10:00 horas exactas.

A BBC Sport transmitirá ao vivo a cerimónia de partida para as grandes telas de Blackheath, que servirão de sinal para que os 40.000

corredores aceites iniciem a sua participação nas famosas 26.2 milhas (42,195 km) de Blackheath para o The Mall.
“Estamos profundamente honrados pelo fato de Sua Majestade a Rainha ter aceitado o convite para iniciar a Maratona de Londres de 2018”, disse Sir John Spurling, presidente da London Marathon Events Ltd, organizadora da corrida.

“Especialmente porque isso acontecerá 110 anos depois que a maratona olímpica de 1908 foi iniciada no Castelo de Windsor pela então princesa Mary, avó da rainha.”

O mesmo aconteceu há 110 anos

A maratona de 1908, que encerrou os Jogos Olímpicos de Londres, foi a primeira maratona a ser realizada sobre a clássica distância de 26,2 milhas. Segundo muitos historiadores, as 385 jardas (352 metros) extras à distância original foram incluídos para terminar a corrida em frente ao Royal Box, no estádio White City, mas para outros, foram incluídas para começar a corrida em frente ao palácio em Windsor.

A princesa Mary (depois rainha Mary), deu o tiro de partida dos corredores da maratona olímpica, sendo o italiano Dorando Pietri o primeiro a cruzar a linha no Estádio White City, completamente exausto, mas foi posteriormente desclassificado pois foi ajudado no final por dois oficiais, sendo um deles o famoso Arthur Conan Doyle, celebrizado pelos seus livros policiais dando vida à personagem de Sherlock Holmes.

No dia seguinte, a rainha Alexandra, que assistira ao final, entregou a Pietri um troféu de prata dourado para marcar sua conquista.

Esse mesmo símbolo, o Troféu Pietri, estará em exibição na Virgin Money London Marathon Expo, no ExCeL, de 18 a 21 de abril, local onde todos os corredores recolherão o seu kit de participação.