Taça da Europa de Quarteira anima triatlo

O pódio masculino e feminino de 2017 em comemoração

Este fim-de-semana, Quarteira transforma-se na capital europeia do triatlo, com a realização da Taça da Europa de Quarteira, para elites e juniores, no dia 24 (sábado) e com a realização da Taça de Portugal.

A Taça de Europa de Quarteira de Elites terá a distância olímpica (1500 metros a nadar, 40km de ciclismo e 10km de corrida), e a Taça da Europa de Juniores e a Taça de Portugal serão realizadas na distância sprint (750 metros a nadar, 20km de ciclismo e 5km de corrida).

De lembrar que o nome do Triatlo de Quarteira se deve ao professor Carlos Gravata (ndr: nosso camarada de armas no Exército Português, retirado do nosso convívio ainda muito novo), o grande impulsionador do Triatlo de Quarteira, conseguindo fixá-lo nesta região, depois de algumas edições do triatlo Dom Pedro de Vilamoura. O Triatlo de Quarteira existe desde 2001 e desde 2007 que se realiza mais uma prova internacional, a Taça da Europa de Quarteira.

Conferência de imprensa lançou prova

A edição de 2018 terá como triatletas nacionais Melanie Santos, que começou da melhor forma a época, com um 5º lugar na primeira etapa do campeonato do mundo em Abu Dhabi, e Miguel Arraiolos, que no ano passado ficou em 9º lugar nesta competição. Arraiolos alcançou em março de 2018 a segunda posição na Taça Continental de Havana em Cuba. Internacionalmente, destaque para o francês Dorian Coninx, vencedor da Taça de Quarteira em 2015 e que alcançou o 3º lugar em 2017, ao lado de João Pereira, campeão de 2017 e Uxío Abuín Ares que ficou em segundo. São alguns destaques dos 108 triatletas da elite nacional e internacional, em representação de 26 nacionalidades.

Os apresentadores da prova: Gil Maia, Vasco Rodrigues, Dorian Coninx, Pedro Pimpão, Melanie Santos, Telmo Pinto e Miguel Arraiolos

Na tarde de hoje decorreu em Quarteira a Conferência de Imprensa da 17ª Edição do Triatlo Internacional de Quarteira Carlos Gravata, onde estiveram presentes várias entidades envolvidas neste triatlo internacional, assim como alguns dos triatletas citados.

Nesta apresentação pública, estiveram o presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Vasco Rodrigues, o Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto e o Vice-presidente do Município de Loulé, Pedro Pimpão.

Melanie Santos tentará o pódio

Entre os triatletas presentes estiveram Melanie Santos, que já venceu a Taça de Quarteira, em juniores em 2012, foi 6ª em 2015 e 8ª em 2017. A triatleta está a crescer e a evoluir no triatlo, e prova disso foi um excelente 5º lugar na WTS, a prova inaugurar do campeonato do mundo.

Melanie Santos

«O meu objectivo é dar o meu melhor, já fiz várias vezes esta prova e isso dá-me experiência para perceber onde tenho que dar mais e menos. Obviamente que vou tentar lutar pelo pódio, é para isso que cá estou, mas é ainda das primeiras provas da época, vamos ver como vai correr», diz-nos a triatleta.

O triatleta português Gil Maia foi também convocado para a conferência de imprensa, já que é talvez o triatleta que mais vezes participou nesta competição, com oito participações.

«Tinha que vir a esta prova. É uma competição importante em Portugal, com um panorama competitivo elevado e é sempre experiência que se adquire. Costuma estar um tempo maravilhoso, aproveitamos o que o nosso país tem para oferecer», afirma Gil Maia

Miguel Arraiolos conhece bem o percurso

Outro triatleta também convocado para a conferência foi Miguel Arraiolos, atleta olímpico em 2016 no Rio de Janeiro, foi 9º o ano passado nesta prova e iniciou bastante bem a temporada com um segundo lugar na Taça Continental de Havana, em Cuba, numa estratégia concertada. É um dos triatletas com mais experiência da competição.

Miguel Arraiolos

«Gosto muito desta prova, já perdi a conta às vezes em que participei, vou tentar um dos lugares da frente como é óbvio, mas esta é uma prova muito competitiva. Claro que a experiência que tenho – conheço o percurso de trás para a frente – vai dar-me alguma vantagem, assim como a presença do público que é sempre motivante», declara Miguel Arraiolos.

Dorian Coninx já venceu em Quarteira

Dorian Coninx, de nacionalidade francesa, ficou em terceiro lugar o ano passado, num emocionante final ao sprint com Uxío Abuín Ares, espanhol, e com o triatleta João Pereira, que acabou por ganhar a prova. O atleta que é também campeão nacional de França, tem sido uma presença regular nesta Taça da Europa

«Já ganhei esta competição, o ano passado fui terceiro e por isso obviamente que a minha intenção é ganhar, mas claro que o quadro competitivo é elevado e estamos no início da época, por isso quero principalmente desfrutar da prova, divertir-me. Serve sobretudo como preparação, mas claro que vou tentar lutar para a vitória», afirma Dorian.

Muita competição na Taça da Europa de Quarteira

Relembramos as coordenadas da prova que irá iniciar amanhã, dia 24 de Março e que irá prolongar-se por todo o fim de semana:
Ao todo irão realizar-se duas provas, no dia 24 de Março a Taça da Europa (Elites e Juniores) e no dia 25 de Março a Taça de Portugal. A Taça de Europa de Elites terá a distância olímpica (1500 metros a nadar, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida), e a Taça da Europa de Juniores e a Taça de Portugal serão realizadas na distância sprint (750 metros a nadar, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida). De salientar a crescente participação na Taça de Portugal, que conta com mais algumas dezenas de inscritos em relação ao ano anterior.

Seguem horários das partidas diferenciadas das diferentes provas:

Sábado, 24 de março, Taça da Europa de Elites
13:45 – Partida Mulheres Elite
16:30 – Partida homens elite
18:40 – Cerimónia de Entrega de Prémios

Domingo, 25 de março, Taça da Europa de Juniores:
08h45 – Partida Feminina da Taça da Europa de Triatlo de Juniores (Triatlo Sprint)
10h00– Partida Masculina da Taça da Europa de Triatlo de Juniores (Triatlo Sprint)
11h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios

Domingo, 25 de março, Taça de Portugal:
11h30 – Partida Taça de Portugal (Triatlo Sprint)
13h30 – Cerimónia de Entrega de Prémios

Fontes: texto – Isabel Pinto da Costa, comunicação da Federação de Triatlo de Portugal; fotos: FTP/ Joana Freitas