Portugal em força no Troféu Ibérico de 10.000 m

Trio que venceu o troféu em 2017

Portugal com equipa feminina de sonho no Troféu Ibérico de 10.000 m (e que será o Campeonato de Portugal da distância), que terá lugar no Estádio 1º de maio, em Braga, a 7 de abril, e que juntará as formações de Portugal e Espanha.

Nas listas dos atletas convidados (não convocados?) a representar Portugal, destaque para um quarteto nacional do Sporting, com as três primeiras do nacional de corta-mato, Catarina Ribeiro (terceira nesta prova o ano passado), Sara Moreira e Inês Monteiro, acrescidas de Salomé Rocha (segunda no Troféu em 2017), e que esteve ausente no nacional por lesão. Terão ainda a companhia da sua colega de equipa Susana Godinho (desistente no nacional), e ainda de Cátia Santos, do Estreito.

Jessica Augusto, que participará na Maratona de Boston, a 16 de abril, e Dulce Félix, que depois de ser mamã apenas regressará à competição na Corrida do Benfica – António Leitão, que terá lugar no dia seguinte, são as ausentes mais notadas desta lista.

Entre a experiência a estreia de Rui Pinto

Quanto à corrida masculina, destaque para os quatro sportinguistas Rui Pedro Silva, Bruno Albuquerque, Ricardo Dias e Hélder Santos, todos eles com experiência na distância, e ainda o benfiquista Rui Pinto, vice-campeão nacional de corta-mato, que se estreará na dupla légua em pista.

Ausente deste convite está Samuel Barata, que em janeiro fez uma prova de 10.000 metros, abaixo de 29 minutos, e que tem outras provas no seu planeamento.

Entretanto, foram ainda convidados atletas de outros escalões. Dos sub23: Helena Alves (UD Várzea), Manuela Martins (Maratona CP), Cristiano Pereira (CP Mangualde), Bruno Batista (CN Rio Maior), João Ferreira (AC Póvoa Varzim) e Filipe Vitorino (CN Rio Maior); e dos juniores: Alexandre Figueiredo (SL Benfica) e Simão Bastos (AC Póvoa Varzim).