Portugueses prepararam em Espanha o Mundial sub19

Uma selecção portuguesa em representação da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno esteve no passado fim-de-semana na ronda de Espanha da Taça da Europa de Sub19 de Tetrathlon, a última variante antes do pentatlo moderno completo, que engloba as disciplinas de natação, esgrima e corrida-laser (segmentos de corrida, intercalados com paragem para tiro a 10 metros).

Em Sant Boi de Llobregat, na Catalunha (Espanha), o jovem Vasco Coelho foi o melhor dos portugueses, a terminar em 7º lugar, com um total de 1099 pontos. Com um terceiro lugar na esgrima, um 37º na natação e o 17º posto na corrida-laser, o nosso compatriota ficou a 47 pontos do vencedor, o alemão Vitel Pele, que somou 1146 pontos (foi primeiro na esgrima, 53º na natação e 6º na corrida-laser).

Os outros portugueses presentes foram Hugo Morais (21º, 1057 pontos) e Ricardo Silvério (56º, 936 pontos). Competiram 62 atletas e colectivamente Portugal foi 9º, classificação em que venceu o Egipto.

Em femininos, venceu a checa Katerina Krejci, com 1033 pontos, com a melhor portuguesa a ser Margarida Cardoso (31ª, com 905 pontos), à frente de Juliana Guerreiro (47ª, 856) e Ana Marreiros (52ª, 799 pontos). Também aqui Portugal foi 9º, numa classificação dominada pela França.

Campeonato do Mundo Sub19 em Caldas da Rainha

Entretanto, Portugal vai receber a realização do Campeonato do Mundo sub19 deste escalão e desta variante, entre os dias 7 e 14 de Abril. A FPPM convocou oito atletas para representar Portugal na prova, sendo os seis atletas que estiveram em Espanha, no fim-de-semana passado, e ainda Maria Tomé e Eduardo Oliveira.

Portugal realizará ainda um Torneio Internacional Sub19 em Leiria, nos dias 4 a 6 de Maio.