Segurança impera nos Jogos de Tóquio 2020

Tecnologia de ponta

Já só falta pouco mais de dois anos e meio para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio em 2020. Com o recrutamento de voluntários (80 mil) lançado nesta semana, a organização divulgou ainda que Tóquio 2020 serão os primeiros jogos da história a usar a tecnologia de reconhecimento facial, de acordo com as directrizes do plano de segurança do comité organizador, segundo revelou a Kyodo News.

Depois de enviar as fotografias para um banco de dados, os atletas e toda a comitiva receberão cartões de identificação contendo chips IC que permitirão que a tecnologia de reconhecimento facial verifique automaticamente a identidade daqueles que entram nos locais destinados a todo o evento.

300 a 400 mil pessoas vigiadas

Além de aumentar a segurança e prevenir o terrorismo, o plano também deve facilitar a movimentação de 300.000 a 400.000 pessoas.

As medidas tecnológicas avançadas visam impedir a entrada usando cartões de identificação emprestados, roubados ou falsificados, enquanto se espera que o tempo de espera reduzido diminua o stress do atleta e evite a possível insolação ou exaustão pelo calor durante os meses húmidos do verão japonês.

Detectores de raios-X e metal para espectadores

O reconhecimento facial não será usado para os espectadores, mas os detectores de raios-X e metal serão utilizados para prevenir transporte de armas e materiais perigosos.

Cada local também será cercado por uma cerca de 2,5 a 3 metros de altura, e sensores de infravermelhos e câmaras de vigilância, que monitorizarão actividades suspeitas 24 horas por dia. Novas câmaras de alto desempenho também estão a ser consideradas.

Outras medidas incluem o uso de máquinas para determinar se os bilhetes são válidos para o dia da entrada ou falsificados, bem como a inspecção rigorosa dos veículos que entram nos locais.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 estão programadas para serem realizadas entre 24 de Julho e 9 de Agosto, seguidas pelos Paralímpicos, de 25 de Agosto a 6 de Setembro.