Portugueses prontos para provas internacionais de Triatlo

Melanie Santos (foto de Joana Freitas)

Alexandre Nobre e Miguel Arraiolos vão participar no dia 15 de abril na Taça da Europa de Melilla, cujos objectivos se prendem com a subida no ranking mundial, objectivo esse que ambos têm vindo a alcançar, nomeadamente com a estreia de um primeiro e segundo lugares na Taça Intercontinental de Havana, em Cuba. Nesta Taça da Europa de Mellila, dia 15 de Abril, tem metas semelhantes.

«A minha ida a esta prova tem como objectivo principal a minha subida no ranking mundial. As expectativas são boas, pois este ano tenho vindo a progredir bastante e vou a Mellila lutar pelo top 10. Não vai ser uma prova fácil pois a ‘start list’ é forte, mas estou confiante» garante Alexandre Nobre.

Miguel Arraiolos vai também participar com a mesma intenção da Taça de Europa de Quarteira: «Vai ser uma prova com os mesmos objectivos que Quarteira, mas a ideia é chegar à prova com melhores sensações para poder disputar o top 10 e ganhar os pontos para o ranking internacional». Esta prova conta ainda com a presença da triatleta Helena Carvalho.

Benfiquistas em WTS fortes

Os benfiquistas Melanie Santos, João Pereira e João Silva participam em duas provas no próximo mês, com WTS fortes e competitivas, onde vão ter que dar o melhor, uma delas já a contar para a qualificação olímpica.

No dia 28 de Abril, irá realizar-se uma etapa do campeonato do mundo nas Bermudas, que contará com a presença destes três triatletas portugueses, os mesmos que irão participar nos dias 12 e 13 de maio, na primeira prova de qualificação olímpica em Melilla.

João Pereira: “duas provas relevantes”

Para João Pereira as duas provas são muito relevantes: «As WTS das Bermudas e de Yokohama vão ser provas muito importantes para mim.

Preciso de fazer boas provas para fazer um campeonato do mundo com grande nível. Sinto-me muito bem, estou forte e motivado. Estou confiante que as coisas vão sair bem!»

Já o triatleta João Silva afirma: «Na próxima competição nas Bermudas vou uma vez mais aferir onde me encontro em termos de forma, ao longo de uma prova em distância olímpica pela primeira vez esta época.» Silva declara ainda que para Yokohama – a primeira provas de qualificação olímpica – espera estar em condições de começar a pontuar para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Melanie Santos: provas de impacto desportivo diferente

Segundo Melanie Santos, cada uma destas provas tem um impacto desportivo diferente: «A WTS das Bermudas vai ser a primeira prova olímpica do circuito mundial, por isso nunca se sabe como o corpo se vai ambientar a estas condições».

A classificação em Quarteira (segunda classificada na Taça da Europa Elites 2018) dá alguma segurança, mas esta competição tem uma lista de inscritas muito forte, o que torna a prova ainda mais competitiva».

Melanie diz também que «está a sentir-se bem e motivada e espera que isso a ajude a trazer um bom lugar». Em relação à WTS de Yokohama, esta vai ser a prova de estreia para a qualificação olímpica: «Tudo pode acontecer. Vou encarar esta prova como qualquer uma e fazer de tudo para começar com o pé direito nesta qualificação.», diz a melhor triatleta portuguesa da actualidade.

Calendário internacional das provas com portugueses

Segue lista do calendário internacional das próximas provas que contam com a presença de triatletas portugueses:

Taça da Europa Melila, dia 15 de abril
Melilla ETU Triathlon European Cup
Triatletas: Alexandre Nobre, Miguel Arraiolos, Helena Carvalho

Etapa do Campeonato do Mundo WTS, dia 28 de abril
ITU World Champion – WTS Bermudas
Triatletas: Melanie Santos, João Silva, João Pereira

Etapa do Campeonato do Mundo WTS, dias 12 e 13 de maio
ITU World Triathlon – WTS Yokohama
Triatletas: Melanie Santos, João Silva, João Pereira

 

Fonte: comunicação de Federação de Triatlo de Portugal