Espinho presta tributo a António Leitão

Os participantes na conferência

António Leitão foi a figura em destaque esta manhã na apresentação oficial da 3ª edição da EDP Corrida de Espinho, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Espinho.

A EDP Corrida de Espinho pretende homenagear uma personalidade importante do mundo do atletismo, que foi um atleta olímpico especialista em corridas de fundo e meio-fundo e que presenteou Portugal com grandes feitos olímpicos.

Jorge Teixeira, director da Runporto, começou a sua apresentação enaltecendo a figura de António Leitão no panorama desportivo nacional e destacou a importância deste evento em tributo a uma personalidade importante na história do atletismo.

O início da carreira deste atleta foi no clube da sua terra natal, o Sporting de Espinho, mudando-se depois para o Sport Lisboa e Benfica, onde conquistou a medalha de bronze nos 5.000 m nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.

A EDP Corrida de Espinho nasceu para prestar esta homenagem ao atleta que, para além de ter alcançado grandes feitos, era uma pessoa importante para os espinhenses.

Foi ainda destacado o apoio constante da EDP, um parceiro fundamental para a organização dos grandes eventos. São os parceiros comerciais que, com o seu patrocínio, apoiam a concretização destes projectos. A EDP é um parceiro já de longa data dos eventos da Runporto, que ano após ano se vai consolidando e afirmando cada vez mais e não quis perder a oportunidade de fazer parte deste grande tributo.

Rui Pedro Silva e José Moreira confirmados

A presença de mais atletas de elite é esperada na linha da frente no próximo domingo, mas Jorge Teixeira destacou Rui Pedro Silva e José Moreira, ambos atletas do Sporting CP, que fizeram questão de estar presentes na Conferência de Imprensa e dirigiram algumas palavras de apreço por António Leitão. Para além de destacarem o atleta, garantiram uma grande disputa pelo primeiro lugar na corrida de 10 km do próximo domingo, já que Rui Pedro Silva foi primeiro o ano passado, imediatamente seguido pelo seu colega de equipa José Moreira, que prometeu uma desforra este ano. Hélder Santos (Sporting CP) e Mónica Silva também estão na lista de elite.

Jorge Teixeira referiu ainda as alterações no percurso em relação ao das edições passadas. Estas modificações não vão alterar a sua beleza e continuará atractivo para os corredores.

Vai ser possível seguir os participantes online

O serviço de Live Tracking vai estar disponível gratuitamente na prova de 10 km e permite fazer o acompanhamento em tempo real dos atletas. Basta aceder a https://live.sporthive.com/event/4434 e, ao pesquisar pelo nº do dorsal ou pelo nome do participante, pode localizar-se o progresso de um atleta, familiar ou amigo ao longo do percurso, permitindo ainda a partilha automática da evolução do participante nas redes sociais (facebook e twitter).

Da parte do Instituto Português do Desporto e Juventude, o Dr. Vitor Dias, Diretor Regional do Norte, referenciou a importância da parceria entre a autarquia e a Runporto. Duas entidades que se unem pela promoção do desporto e pela prática de um estilo de vida saudável. As vertentes recreativa e competitiva estão presentes na EDP Corrida de Espinho, que se desenrola numa fantástica cidade ao nível paisagístico e urbanista.

Professor Jorge Ramiro, treinador de António Leitão

Jorge Ramiro recorda o seu atleta

O seu treinador, Jorge Ramiro, presente também na mesa de oradores, emocionou-se ao relembrar António Leitão. Mostrou-se agradecido pela homenagem que esta corrida presta e referiu que é sempre bom relembrar este grande companheiro do mundo do atletismo, principalmente na sua terra natal.

Conceição Leitão, irmã de António Leitão, salientou as suas qualidades humanas, que o tornavam, para além de um bom atleta, uma excelente pessoa. Agradece a participação de todos e garante que António Leitão também figurará este domingo.

Em representação da Câmara Municipal de Espinho, o seu Vice-presidente, Dr. Vicente Pinto, deu as boas vindas à cidade declarando que António Leitão foi grande, continua a sê-lo e que a EDP Corrida de Espinho permite manter viva a lembrança dos seus feitos. O atletismo é uma realidade nesta cidade, que continua a apostar na modalidade. Prometeu em nome da Câmara Municipal de Espinho uma nova homenagem a este atleta espinhense, que brevemente será revelada.

A 3ª EDP Corrida de Espinho realiza-se a 15 de abril de 2018, com partida marcada para as 10h00 na Zona Pedonal de Espinho e a chegada no mesmo local. É uma prova composta por duas distâncias, uma corrida de 10 km e uma caminhada de 6,5 km.