Meia Maratona de Matosinhos apresentada

Uma nova meia maratona no Grande Porto

A Sala de Sessões Pública da Câmara Municipal de Matosinhos recebeu esta manhã a Conferência de Imprensa da 1ª edição da ISAG Meia Maratona de Matosinhos Mar de Desporto.

Jorge Teixeira, director geral da Runporto, deu início à apresentação referindo que tem a certeza que a ISAG Meia Maratona de Matosinhos Mar de Desporto é uma das provas com um percurso mais bonito. Referiu que o momento alto da corrida será a passagem pela Ponte Móvel, um dos marcos do município de Matosinhos.

A ISAG Meia Maratona de Matosinhos Mar de Desporto é uma prova nova no panorama da Runporto, que substitui tanto a Corrida do Mar como a Marginal à Noite, com a vantagem de permitir agora uma competição numa distância estandardizada no panorama atlético nacional e internacional, com mais de 14 nacionalidades confirmadas.

Vai ser possível seguir os atletas

Como tem sido costume nas provas da Runporto, a prova de 21 km vai ter disponível o serviço de Live Tracking que permite fazer o acompanhamento em tempo real dos atletas. Basta aceder a https://live.sporthive.com/event/4511/Live e, ao pesquisar pelo nº do dorsal ou pelo nome do participante, pode localizar-se o progresso de um atleta, familiar ou amigo ao longo do percurso, permitindo ainda a partilha automática da evolução do participante nas redes sociais (facebook e twitter).

Disputa leonina pela vitória

A linha da frente da Meia Maratona está, para já, dominada pelos atletas do Sporting CP, José Moreira, Rui Pedro Silva e Hélder Santos. O organizador tem a perspectiva de tornar esta Meia Maratona internacional, no entanto quer manter a liderança portuguesa nestas primeiras edições.

Imagem da conferência

Para Bernardino Alves, Presidente da Associação de Atletismo do Porto, estar associado a eventos realizados pela Runporto é sempre bom. A organização contribui para o crescimento do número de atletas no distrito, com provas de qualidade e que permitem que os atletas amadores partilhem a estrada com os atletas profissionais.

O ISAG tem sido um parceiro importante na promoção do desporto através dos eventos da Runporto e foi representado por Sofia Gomes, membro do Conselho de Direcção, que destacou a acção de responsabilidade social do Instituto através da promoção de exercício físico entre os seus alunos, antigos alunos, colaboradores e familiares. O ISAG tem como objectivo difundir a prática desportiva na sua comunidade e associou-se à Runporto para aplicar esta acção.

Matosinhos aposta no desporto

Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, referiu que é um orgulho para a edilidade matosinhense receber uma Meia Maratona nas suas ruas. A Câmara Municipal de Matosinhos pensa que faz todo o sentido associar-se à Runporto e avançar com uma Meia Maratona em Matosinhos, que vai passar pelos principais pontos marginais da cidade, a Ponte Móvel, o Farol da Boa Nova e a Casa de Chá da Boa Nova.

A beleza natural do percurso foi igualmente destacada pela Presidente, que convidou todos a participarem no evento, tanto na corrida de 21 km como na caminhada de 7 km e apelou ao apoio da população nas ruas.

A autarquia tem apostado na promoção da prática desportiva e na promoção do seu território e a ISAG Meia Maratona de Matosinhos Mar de Desporto é o evento que permite esta fantástica simbiose.

Um dos objetivos do apoio da Câmara a este evento é que a população adquira hábitos para uma vida mais saudável, dando escala a estas provas e difundindo-as no concelho, tornando-o num território mais animado, feliz e saudável.

A 1ª ISAG Meia Maratona de Matosinhos Mar de Desporto vai para a estrada no próximo domingo, dia 22 de abril, com partida marcada para as 10h junto ao Farol da Boa Nova e chegada no mesmo local.

Fonte (texto e fotos): Comunicação da RunPorto.com.