Notícias da IAAF com castigo de Ricardo Jaquité

Campeã olímpica suspensa 4 anos

Saiu hoje mais uma “newsletter” de notícias da IAAF (Federação Internacional), dando conta das grandes competições que se aproximam, como é o caso do Campeonato Mundial de Marcha Atlética de Nações, que se realizará em Taicang, na China, e onde estará representado Portugal, e da Liga Diamante em Doha, onde estarão presentes Nelson Évora e Pedro Pichardo, e ainda o início do Challenge de Provas Combinadas, que hoje se inicia em Florença, Itália.

Como seria de esperar, o principal tema tem a ver com as mudanças das regras de elegibilidade para a classificações femininas de algumas provas.

Fala-se ainda nos nove atletas russos autorizados a competir como atletas neutro e, como habitualmente, divulga-se a lista dos atletas sancionados por ofensas de doping.

Desta vez a lista inclui o português Ricardo Jaquite, suspenso por quatro anos (de Setembro de 2017 a setembro de 2021).

Na lista de oficialização dos castigos, entre outros, constam ainda seis atletas quenianos, entre os quais a campeã olímpica de maratona, Jemima Sumgong (quatro anos, de abril de 2017 a abril de 2021); a lançadora chinesa Liu Xiangrong (2 anos), e dois espanhois: Jose Luis Arroyo, “apanhado” no campeonato de Espanha de veteranos (!) e a ultra maratonista Carmen Perez Serrano, “apanhada” nos 100 km de Cantabria, em Santander.