Quatro portugueses competem em Palo Alto (Califórnia)

Samuel Barata, depois do título na estrada, brilha na pista

Quatro portugueses vão participar, pela primeira vez, no meeting Payton Jordan Invitacional, em Palo Alto, Califórnia, nos Estados Unidos (quinta-feira, 3 de Maio). Este é um dos meetings mais procurados no princípio de cada época por atletas de meio-fundo, numa altura em que muitos deles terminam estágios de altitude e principiam a sua época pré-competitiva, dadas as suas habituais excelentes condições climatéricas.

Os quatro portugueses, Samuel Barata (10.000 m), Eduardo Mbengani (5.000 m), Hugo Rocha e Emanuel Rolim (1.500 m), estiveram num estágio em Flagstaff, no Arizona, uma cidade situada a 2100 metros de altitude, e agora descem a uma das cidades de Silicon Valley para participar em provas que têm muitos nomes grados do meio-fundo mundial.

Nos 1500 metros, participará, entre outros, o campeão olímpico dos 1500 m no Rio 2016, o norte-americano Mathew Centrowitz, e ainda Paul Chelimo e Julius Bor.

Nos 5000 m, Eduardo Mbengani terá pela frente os irmãos Filip e Henrik Ingebritsen, da Noruega, e ainda Hillary Bor, Isaac Kimeli, o brasileiro Altobeli da Silva, entre outros.

Já Samuel Barata competirá nos 10000 metros, onde figura o norte-americano Bem True.