Cinco russos impedidos de competir em Taicang

Klavdiya Afanasyeva

A Federação Russa de Atletismo foi notificada de que o Conselho de Revisão de Doping da IAAF decidiu revogar o estatuto de Atleta Neutral Autorizado (ANA) concedido a cinco russos: Klavdiya Afanasyeva, Olga Eliseeva, Yuliya Lipanova, Sergey Sharypov e Sergey Shirobokov.

A decisão foi tomada devido ao curso de uma investigação mais aprofundada sobre uma série de questões graves decorrentes da sua participação num campo de treino em Karakol, na República do Quirguistão, no mês passado, onde está o treinador russo Viktor Chegin, que foi banido da modalidade.

Assim, estes cinco atletas (três mulheres e dois homens) não são elegíveis para competir no Campeonato Mundial de Selecções da IAAF, em Taicang, China, neste fim de semana (5/6 de maio). Os organizadores da competição foram notificados dessa decisão, de modo que esses cinco atletas sejam removidos da lista de partida.

O Comité de Revisão de Dopagem estudará o estatuto dos atletas para futuras competições em 2018, uma vez que tenha recebido mais informações da RUSADA e o resultado de novas investigações seja conhecido.

Ao Painel de Revisão de Dopagem foi assegurado que os dois ANAs restantes inscritos para Taicang, Vasiliy Mizinov e Yana Smerdova, não estavam presentes no campo de treino em Karakol e, como tal, permanecem elegíveis para competir em Taicang.

Fonte: IAAF