Para a história do atletismo mundial… a milha e Roger Bannister

Roger Bannister em 1954

Uma das mais recentes iniciativas da IAAF, “Heritage Collection”, para recolher documentos e itens marcantes para a história da modalidade, orgulha-se de anunciar a mais recente adição ao seu arquivo de recordações de atletismo no aniversário de um dos feitos mais celebrados no atletismo: um programa assinado pelo Oxford Athletics Club vs Athletic Association, em 6 de maio de 1954, célebre competição que viu Roger Bannister tornar-se o primeiro homem a correr uma milha em menos de quatro minutos.

Panfleto histórico

Os autógrafos deste artefacto histórico, doados por um coleccionador particular, são dos três principais protagonistas da corrida: o próprio Bannister e os seus “lebres”, Chris Brasher e Chris Chataway.

O recorde mundial icónico de Bannister de 3: 59.4, no Iffley Road Athletic Ground, em Oxford, tornou-se um dos feitos mais celebrados da história do desporto, havendo quem dissesse à altura que “foi conquistado o monte Everest do atletismo!


 

A iniciativa 24:1 da IAAF

Para comemorar este dia (6 de Maio), a IAAF promoveu o “Globall Running Day” com uma iniciativa, o IAAF Run 24: 1, que consiste em provas de uma milha realizadas em vários países em redor do planeta, no espaço de 24 horas.

A primeira com início às 17 horas, horário local, em Auckland, Nova Zelândia, atravessando a Oceania até Sydney, entrando na Ásia em Tóquio, indo para a Europa em Minsk, para a África em Addis Abeba, cruzando o Atlântico com paragem na Praia, em Cabo Verde, para as Américas em São Paulo e Buenos Aires, antes da corrida final do dia em Vancouver, na costa oeste do Canadá. Ao todo, a IAAF Run 24: 1 incluirá provas em 23 países, unindo dezenas de milhares de corredores ao redor do mundo…

Os portugueses e a milha…