Rui Silva o melhor de “seis magníficos” na Milha

Rui Silva

Portugal tem “seis magníficos” na milha, ou seja, atletas que baixaram os quatro minutos na distância.

As provas de milha em pista são pouco frequentes em pista. Também não são em estrada, mas já chegaram a ter um circuito de milhas, já chegaram a ter algum protagonismo, mas em pista são raras as provas desta distância. Convertida para o sistema métrico a milha tem 1.609,344 metros.

Contudo, Portugal tem bons resultados na distância, destacando-se o detentor da melhor portuguesa de sempre na distância, Rui Silva, com 3.49,50, que ainda é o 45º melhor corredor mundial de sempre na distância.

Mas o medalhado olímpico em 1500 metros não é caso único. Houve mais seis portugueses que passaram esta mítica barreira que, atendendo ao site de estatística mundial Tilastopaja, tem apenas 1217 corredores registados abaixo dessa marca!

E, para além de Rui Silva, também Mário Silva tem um registo notável (3.53,30) que ainda o deixa no 210ª lugar no ranking mundial de sempre

Como dissemos, são pouco frequentes as provas de milha em Portugal, por isso, dos “Seis magníficos”, apenas um, Luís Feiteira, passou essa barreira por cá, foi em Leiria.

Os “seis magníficos”…