Vários recordes na Meia Maratona de Setúbal

Setúbal num dia excelente

Mais de 2.000 atletas inscreveram-se na Alegro Meia Maratona de Setúbal, iniciativa que se realizou no primeiro fim-de-semana de Maio integrando a meia maratona (21,1 km), a Corrida das Famílias 5,5 km (ambas realizadas domingo de manhã) e a Corrida Miúdos Alegro (efectuada na tarde de sábado). A Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com o Centro Comercial Alegro Setúbal, organizou o evento que consagrou Carlos Silva (Grupo Desportivo Recreativo Reboleira) e Cláudia Pereira (GFD Running) na prova principal.

A meia maratona iniciou-se junto ao Centro Comercial Alegro Setúbal e desde cedo teve na liderança os atletas que acabariam por partilhar o pódio. Nelson Cruz foi o primeiro a vir para a frente, mas Carlos Silva e Marco Miguel (Clube de Praças da Armada) mantiveram-se sempre atentos e o trio fez grande parte da prova junto. Carlos Silva aproveitou a Serra da Arrábida para se destacar e quando passou na Av. Luísa Todi, nos quilómetros finais, era o líder com uma vantagem confortável sobre o segundo classificado, Marco Miguel. 

“O objectivo era vencer”, Carlos Silva

O atleta do Grupo Desportivo Recreativo Reboleira foi o primeiro a cortar a meta instalada junto ao Auditório José Afonso, completando os 21,1 km em 01:09:50, tempo que passou a ser o recorde da prova desde que a HMS Sports assumiu a organização técnica em 2015. “Tinha como objetivo vencer a meia maratona e fazer o melhor tempo, consegui! Foi uma prova muito dura, o percurso era difícil e o calor fez-se sentir desde cedo. Mesmo assim, alcancei a vitória. Foi uma organização cinco estrelas e para o ano, espero participar novamente, se não coincidir com os compromissos do clube”, referiu Carlos Silva.

Com 01:10:09, Marco Miguel garantiu a segunda posição, ele que foi o vencedor da meta volante instalada no quilómetro 10. No terceiro lugar ficou Nelson Cruz com o registo de 01:11:24. Seguiram-se João Bragadeste (Clube de Praças da Armada) e Jorge Robalo. Estes atletas irão receber os prémios monetários introduzidos este ano pela autarquia setubalense para os cinco primeiros classificados da meia maratona.

“Regressei e repeti triunfo”, Cláudia Pereira

Em femininos, também houve recorde. Cláudia Pereira fixou o novo máximo da prova em 01:23:02, após ter assumido a liderança da corrida bem cedo. “Foi uma prova fantástica, muito dura, mas a paisagem compensa… Procurei ganhar vantagem logo ao início para depois estar mais confortável”, explicou a atleta do GFD Running que não participava na Meia Maratona de Setúbal desde 2014. “Na altura venci, hoje repeti o resultado. É bom ter o recorde da prova, vamos ver se consigo melhorar este registo na próxima edição.” Cláudia Pereira conquistou também a meta volante do quilómetro 10.

O pódio feminino ficou completo com Joana Fonseca, segunda classificada com 01:29:32, e Verónica Scutaru, atleta do Beja Atlético Clube com 01:29:56. Nas posições seguintes ficaram Laura Grilo (Clube de Praças da Armada) e Carla Ribeiro.

O evento contou, pelo segundo ano consecutivo, com a participação da apresentadora de televisão Isabel Silva. Depois da estreia vitoriosa em 2017, a madrinha da Alegro Meia Maratona de Setúbal terminou a corrida com 01:45:42.

Além da meia maratona, o evento contou com a Corrida das Famílias 5,5 km, na qual se inscreveram quase 800 atletas que valorizaram a prática desportiva. No sábado à tarde, os mais pequenos (crianças nascidas entre 2005 e 2013) foram os protagonistas da Corrida Miúdos Alegro. Os resultados completos e os diplomas de participação estão disponíveis no sítio oficial do evento: alegromeiamaratonadesetubal.pt

 

Fonte: texto – comunicação da HMS; foto – HMS Sports | Paulo Lopes