Um desafio extra para Vanessa Fernandes

Vanessa Fernandes

No dia 19 e 20 de maio irá realizar-se a segunda edição do Challenge de Lisboa, uma prova de Triatlo na média distância, também chamado Triatlo Longo (1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21,1km de corrida).

Entre as novidades desta edição, Vanessa Fernandes (Sport Lisboa e Benfica), a mais medalhada triatleta portuguesa, irá competir em moldes diferentes do habitual, num verdadeiro teste de resistência que só o triatlo permite: a atleta aceitou o desafio de realizar a prova na totalidade contra três adversárias que irão competir por estafetas, cada uma no seu segmento: Helena Carvalho fará a natação, Katarina Larsson irá realizar o percurso do ciclismo e Inês Oliveira irá correr a meia maratona. As três triatletas que irão competir contra Vanessa Fernandes pertencem ao Sporting Clube de Portugal, o que torna o desafio de clubes ainda mais interessante.

A distância que Vanessa Fernandes e a suas adversárias irão competir será a distância olímpica plus: 1,5 km de natação, 45 km de corrida e 10,5 km de corrida.

Desafio diferente

«O desafio que me foi proposto pela organização do Challenge de Lisboa é diferente do que estou habituada, pelo que aceitei com todo o gosto», afirma com entusiasmo Vanessa Fernandes. «É uma prova em que gosto muito de participar e o facto de ter como adversárias colegas e amigas torna tudo mais agradável».

Este desafio dentro do Challenge irá realizar-se no dia 19 de maio, às 8h15, no Parque das Nações, um evento que conta também com uma competição por estafetas no dia 20 de maio.

Mais informações na página da prova

Qualificação olímpica já amanhã

É já na madrugada desta sexta feira que se realiza a primeira etapa do campeonato do mundo que para a qualificação olímpica que conta com a presença Melanie Santos (compete às 02h06 da manhã em Portugal continental) e João Silva (compete às 05h06 da manhã em Portugal continental).

O triatleta João Silva afirma: «Nesta prova– a primeira de qualificação olímpica – estou em condições de começar a pontuar para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020», enquanto Melanie Santos diz que: «Esta WTS vai ser a prova de estreia para a qualificação olímpica e tudo pode acontecer. Vou encarar esta competição como qualquer uma e fazer de tudo para começar com o pé direito nesta qualificação» diz a melhor triatleta portuguesa da atualidade.»

Horário da etapa do Campeonato do Mundo WTS dia 12 de maio em Yokohama:
Elite mulheres: 2h06 (hora portuguesa) Triatleta: *Melanie Santos
Elite homens: 5h06 (hora portuguesa) Triatleta: *João Silva

Fica aqui a página da prova para acompanhamento. 

Fonte: comunicação da Federação de Triatlo de Portugal