Não começou muito bem a qualificação olímpica

Melanie Santos e João Silva

Realizou-se ontem a primeira prova de qualificação olímpica com os triatletas Melanie Santos e João Silva como únicos portugueses em prova.

Numa prova onde estão os melhores dos melhores tudo pode acontecer, competições disputadíssimas em que está em jogo a qualificação olímpica.

Melanie Santos terminou a prova na 21º posição, em 01:58:06, pelo que se sente satisfeita pelo resultado geral: «A minha prestação na natação ficou abaixo das espectativas devido a uma fraca partida.» conta Melanie.

No ciclismo foi no segundo grupo e sentiu-se bem: «Colaborei com as minhas colegas e foi um bom segmento e a corrida ficou dentro do esperado. Fiquei satisfeita com a minha prestação que considero boa para iniciar a qualificação olímpica» remata a triatleta.

Na primeira posição ficou Flora Duffy, com a marca de 01:53:26, que compete pelas Bermudas, e que já tinha ganho a WTS das Bermudas há cerca de duas semanas.

A americana Katie Zaferes ficou na segunda posição e Non Stanford, da Grã-Bretanha fechou o pódio com o terceiro lugar.

Dia não de João Silva

Na competição masculina João Silva ficou desiludido com a sua prestação: «Estava num dia não», confessou o triatleta. O triatleta português ficou muito tempo no final do segmento de ciclismo a gerir a massa compacta de triatletas que tinha pela frente e conseguiu superar alguns lugares até ao final da prova, ficando na 39ª posição, com o tempo de 01:49:35.

Os próprios comentadores referenciaram Silva como estando num dia não, dado as boas prestações que João Silva tem realizado, nomeadamente em Abu Dhabi, com um excelente 6º lugar.

Esta competição foi muito disputada até ao final, com um segmento de ciclismo compacto, que originou alguns problemas e quedas e com uma corrida fortíssima dos triatletas.

O primeiro lugar foi para Espanha com Mário Mola, que fez 01:44:59, seguido do austríaco Jacob Birtwhistl, com a marca 01:45:40 e na terceira posição ficou Fernando Alarza, também de nacionalidade espanhola, que completou a prova em 01:45:51.