Portugueses voltam a rumar a Espanha

Lecabela Quaresma (foto da organização)

Entre hoje e domingo há muito atletismo a acompanhar. E – isto é uma crítica sim – será mais fácil acompanhá-lo das competições na Espanha, na Itália, onde quer que seja, que aqui em Portugal. A visibilidade do atletismo e o seu mediatismo começa em coisas simples.

Assim, é fácil aceder às listas de inscritos dos meetings de Granda, Andujar, Arona, Corunha, mas por cá, limitamo-nos às “gotas” de informação que caiam no Facebook, twiter ou instagram de alguém. É impossível estarmos em todo o lado, mas gostaríamos de, sempre que possível, e sem demasiado trabalho para os organizadores (nem termos que estar continuamente a “atrapalhar”), ajudarmos a divulgar o seu esforço em prol da modalidade.

Organizar as coisas e não as dar a conhecer ao mundo é desperdiçar uma oportunidade.

Espanha no roteiro

Então, vamos ao que interessa. No sábado, 2 de Junho, a Corunha recebe a sua prova de marcha atlética a contar para o Challenge da IAAF, e lá estarão muitos portugueses.

Das listas constam nos 20 km, as portuguesas Inês Henriques, Ana Cabecinha, Mara Ribeiro, Nádia Cancela e Mariana Mota.

Na mesma distância, em homens, anotam-se os nomes de João Vieira, Miguel Carvalho, Miguel Rodrigues, Marco Amaral, Hélder Santos e Rui Coelho.

No sábado e no domingo, em Arona, terá lugar um meeting de provas combinadas, com a portuguesa Lecabela Quaresma na lista de inscritas o heptatlo, encabeçando um grupo de mais cinco portugueses: Pedro Ferreira, no decatlo de seniores; Manuel Dias, Edgar Campré e André Oliveira, no de juniores; e a jovem Mariana Bento no heptatlo sub18.

Antes, em Andujar, Hugo Rocha aparece nas listas dos 800 metros e Paulo Conceição na do salto em altura.

Já em Granada, no domingo, surgem os nomes de Rivinilda Mentai e Filipa Martins nos 400 m; Jessica Inchude no peso; Miguel Moreira nos 800 m; Nuno Lopes e Hugo Gil nos 1.500 m; Rui Borges e David tavares nos 3000 m obstáculos.

Encontros internacionais e o meeting Fernanda Ribeiro

Por cá, no sábado, dia 2 de Junho, não esquecer o Encontro Portugal – Espanha, para atletas Sub18, em Abrantes, e o Encontro Internacional de Lançamentos Sub20 e Sub23, na Sobreda (Almada), e o Golden Gala Fernanda Ribeiro, na Maia, também no sábado, onde estarão, entre outros, o turco Polat Arikan e o espanhol António Abadia nos 10.000 metros, sendo também anunciada a presença de Tsanko Arnaudov no peso.