Global Running Day passa pelo Porto

No próximo dia 6 de Junho (quarta-feira) vai-se celebrar em todo o mundo a terceira edição do Global Running Day (o dia mundial da corrida e dos corredores).

“Este é um evento que se celebra à escala planetária, sempre na primeira quarta-feira do mês de junho, e que constitui uma data de celebração para todos aqueles que gostam da corrida e da caminhada. O objetivo primordial é incentivar todos a praticarem exercício físico e a saírem do seu sedentarismo”, adianta Rui Rocha, uma das caras de um grupo de várias equipas e grupos de corrida e caminhada da zona do Grande Porto (grupos: 100meta-Grupo de corrida e caminhada – Porto; All About – Porto; Salgueiros Running – Porto; Tartarugas do Asfalto – Porto; Gaia Running – Vila Nova de Gaia; Lion Runners – Maia; Centro de Marcha e Corrida União de Freguesias Custóias, Leça do Balio e Guifões; Gansos – Valongo; No Tomorrow – Vila Nova de Gaia; Nascidos para Correr – Vila Nova de Gaia; Atalanta Runners – Maia; Titan Runners – Senhora da Hora e Fit Gaia Trail – Vila Nova de Gaia), que vai efectuar uma iniciativa de cariz similar na zona do Porto, que promete ter mais de um milhar de aderentes para um treino de corrida e caminhada englobado na iniciativa mundial.

“Já no ano passado, pelos seus próprios meios, o grupo de corrida e caminhada, 100meta, e outros 6 grupos (a saber, All About, Salgueiros Running, Arco Run, Gaia Running, Lion Runners e Tartarugas do Asfalto), organizaram no Porto, um evento comemorativo da data que agora se avizinha. Na altura, no dia 07/06/2017, lançámos através do Facebook o desafio para que todos os amantes da modalidade se reunissem às portas dos Jardins do Palácio de Cristal para que em conjunto efetuassem um treino de corrida e outro de caminhada, por algumas artérias da nossa cidade. O evento foi um sucesso tendo mais de 400 pessoas respondido à chamada”, adianta Rui Rocha. No Porto este evento vai ser celebrado, no dia 06/06/2018, às 20H30 (ver página no Facebook), e terá a presença da atleta internacional Mónica Silva, recém-vencedora da Corrida do Dia do Pai do Porto e da Meia-maratona de Matosinhos, que é Embaixadora/Madrinha do evento.

Em todo o Mundo são mais de 100 as organizações e grupos que apoiam o Global Running Day a nível mundial, nos quais se incluem a Abbott World Marathon Majors, os Atlanta Track Club, a Boston Athletic Association, o Competitor Group, a Houston Marathon Foundation, a Athletics for a Better World Program, os New York Road Runners, os Running USA, os USA Track & Field e muitos mais, com o contador da página oficial da iniciativa, a mostrar um contador que, às 20 horas de hoje, marca 121 países aderentes e 150 239 corredores já registados!

Também a IAAF tem uma iniciativa a comemorar a data (e também integrada neste Global Running Day), que é o “IAAF run 24:1”, que consiste em 24 corridas de uma milha, em 24 cidades em todo o Mundo, no espaço de 24 horas, começando às 17 horas em Auckland na Nova Zelândia, para terminar em Vancouver, no Canadá, passando por cidades como Nova Iorque, Chicago, Rio de Janeiro, Londres, Paris, Madrid, Barcelona, Roma, Berlim, e a cidade da Praia, em Cabo Verde.