Gold Gala Fernanda Ribeiro promete bastante

Catarina Ribeiro e Inês Monteiro

Uma grande noite atlética é a promessa a Academia Fernanda Ribeiro, que leva a efeito a partis das 20 horas de sábado (2 de junho), a segunda edição do Gold Gala Fernanda Ribeiro.

Pouco a pouco, a organização tem vindo a revelar alguns dos presentes (embora já pudessem ter sido reveladas as listas de participantes com algum tempo de antecedência) nas diferentes provas e, segundo José Costa, elemento da Academia Fernanda Ribeiro, que está na organização da prova, “teremos uma prova de 10.000 metros que pode ser espectacular, estando a ser preparada para a obtenção de resultados abaixo de 27.30 minutos”.

Há alguns dias já tinham sido anunciadas as presenças do turco Polat Arikan, bicampeão europeu de 10.000 m, que tem 27.35,50 de recorde pessoal, e do espanhol Antonio Abadia, medalha de bronze nos europeus de 2016, entre outros.

“Só é pena que os portugueses não tenham aderido a esta oportunidade”, refere José Costa, que adianta a presença das sportinguistas Catarina Ribeiro e Inês Monteiro na corrida feminina, “que também tem quatro atletas que devem puxar a prova para um resultado abaixo de 32.10 minutos”.

Mais provas para destaque

Pretendendo vir a ser um marco na Europa nas competições de 10.000 m, que proporcionaram a medalha olímpica de Fernanda Ribeiro, o meeting terá outras provas interessantes, “como os 100 metros masculinos, com muitos dos melhores portugueses da atualidade; os 1500 metros, que fechámos com concorrentes até 3.49, tendo um lebre a puxar apara 3.36; os 800 metros, que fechámos com atletas até 2.10 minutos [e para o qual foram anunciadas as presenças de Cátia Azevedo, do Sporting, Neide Dias, do Benfica, e a espanhola Leticia Fernandez]; o salto em comprimento, com cinco portugueses que já saltaram acima de 7,50 metros [Marcos Caldeira, Bruno Costa, Miguel Marques, Ivo Tavares e Tiago Pereira]; o peso, com o Tsanko Arnaudov, que até já está cá na Maia; e ainda o triplo-salto feminino, que marca o regresso da atleta do clube, Susana Costa”.

As provas começam às 20 hora, na pista da Maia, e merecem a presença de muito público. Quem não puder acompanhar, pode consultar os resultados em directo, que a Associação do Porto pretende levar a efeito.