Portugal derrotou Espanha no Encontro de Estafetas 4x100m

Num programa atípico, em Salamanca, com duas provas separadas por meia hora, defrontaram-se as selecções de Espanha e Portugal, em homens e mulheres, tanto em absolutos como com sub20.

As más condições atmosféricas (frio e vento) influíram nos resultados finais.

Na primeira das corridas (20 horas), a formação portuguesa triunfou com a marca de 40,04 segundos, ficando aquém das expectativas. O quarteto foi formado por José Lopes, Diogo Antunes, Ancuiam Lopes e Carlos Nascimento ficando à frente da equipa B de Espanha (a equipa principal não conseguiu acabar…) e a equipa de juniores de Portugal (André Prazeres, João Geadas, Delvis Santos e Xavier Rato) foi terceira com 41,43.

Na segunda corrida (20h30), Portugal voltou a triunfar, agora com a marca de 39,95, derrotando a principal formação de Espanha (40,14).

Nesta segunda corrida foi a vez do quarteto junior português falhar uma transmissão e não terminar.

Em femininos, sem Lorene Bazolo e Rosalina Santos, a selecção nacional foi terceira na primeira corrida, perdendo com as duas principais formações de Espanha. O quarteto português (Carla Gama, Cátia Santos, Tatiana Rosário e Adriana Alves) fez 46,40 e as juniores portuguesas (Joana Carlos, Gisela Cruz, Catarina Lourenço e Catarina Karas) foram quartas com a marca de 46.74. Venceu a Espanha com 44,41.

A segunda corrida foi pior, pois a Espanha A triunfou com 44,49 e as nossas principais atletas foram quintas ainda atrás da equipa B e da equipa sub20 espanholas e da equipa sub20 de Portugal (46,68) . O quarteto nacional ficou com 46,89.