Há portugueses a competir lá fora em semana de apuramento para os nacionais

Este fim-de-semana, Portugal terá o apuramento para os nacionais de clubes das três divisões (finais a 21 e 22 de julho, em Braga), onde estarão a competir 100 equipas dos diversos clubes nacionais.

Este apuramento desenrola-se em cinco pistas: Guimarães, Abrantes, Setúbal, Faro e Ribeira Brava/Funchal.

Apenas estão fora desta competição a formação masculina do Benfica e a formação feminina do Sporting.

Na página da Federação Portuguesa de Atletismo já estão todas as informações das provas, com as listas de inscritos, regulamento e programa-horário.

Marta Pen na Alemanha…

Enquanto isso, haverá outros meetings na Europa e num deles, na cidade de Tubingen (famosa pela sua universidade), o SoundTrack, acolherá a presença da portuguesa Marta Pen Freitas. A benfiquista participará na prova de 1.500 metros, onde defrontará atletas como Maureen Koster (Holanda), que tem 3:59,79 como melhor marca, a irlandesa Ciara Mageean (4:01,46) e a britânica Hannah England (4:01,89).

…Marta Onofre na Suíça

Entretanto, aparecem mais nomes portugueses noutras listas, como no Meeting de Berna, na Suíça, em que surge destacada a sportinguista Marta Onofre, no salto com vara. Outro nome na lista é o de outro sportinguista, Bruno Albuquerque, que surge nos 3000 metros. Há um outro português, de um clube suíço, Michael de Magalhães (de 1998), que correrá nos 400 metros (52,74, como melhor este ano).

Mais meetings durante a semana

Na próxima semana, para além do Meeting de São João, em Braga, a Europa tem mais competições importantes, destacando-se os meetings de Montreuil (França) e Madrid (Espanha), que terão a presença de alguns dos melhores portugueses.

O recordista nacional do lançamento do peso estará em França, no dia 19 de junho, competindo depois em Braga.

Já o mais mediático meeting espanhol (a 22 de junho), terá as presenças de um campeão olímpico, Nelson Évora, no triplo-salto, a recordista nacional do peso, Jessica Inchude, e os dois melhores varistas portugueses da atualidade, Edi Maia e Diogo Ferreira.