Hélder Santos e Mónica Silva os mais resistentes ao calor na Corrida de S. João

Hélder Santos vence em Gaia

No final da Corrida de S. João Santander algumas centenas de participantes da 19ª edição da competição desfrutaram junto à margem do Rio Douro e aproveitaram as águas frescas para arrefecerem de uma manhã de bastante calor.

Estes e outros milhares deram assim corpo a esta mítica prova do atletismo nacional, que encheu a marginal de Vila Nova de Gaia, junto ao rio e junto às praias.

5. 000 participantes no evento

Com a beleza da Reserva Natural Local do Estuário do Douro, num dia de verão, foram cerca de 5.000 os participantes desta Corrida de S. João que, após o tiro de partida dado pelo Eng.º Mário Duarte, da Câmara de Vila Nova de Gaia, e do Dr. Leite Maia do Santander, partiram para percorrer os 15 km da corrida Santander e os 5 km da caminhada ISAG.

Como sempre esta é uma prova marcada por uma forte presença de atletas e de famílias que aproveitam assim para começar a comemorar as Festas de S. João.

Esta é uma prova ligeiramente diferente, uma vez que são pouco habituais as corridas de 15 km em Portugal, uma distância já bastante exigente e interessante a nível competitivo.

Mónica Silva vence nas mulheres

No sector feminino, Mónica Silva, que correu com as cores do ISAG e cujos mais recentes resultados têm sido de facto notáveis a nível nacional, ficou na primeira posição do pódio, com o tempo de 00:53:27, registando também assim o seu nome na história de uma prova com tanta tradição.

Na segunda posição, Diana Almeida do Sporting Clube de Portugal chegou à meta com o tempo de 00:57:58, seguida de Laura Silva, do Águias de Alvelos, com o tempo de 01:00:19.

Sporting domina pódio masculino

Na vertente masculina, o Sporting Clube de Portugal garantiu as três posições do pódio da Corrida de S. João, com Hélder Santos na primeira posição com o tempo de 00:47:09, tendo José Moreira chegado apenas 3 segundos depois, na segunda posição, com o tempo de 00:47:12, e Rui Pedro Silva na terceira posição e 19 segundos depois do primeiro, com o tempo de 00:47:28.

A cerimónia de pódio teve a presença do Eng.º Mário Duarte, da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Dr. Leite Maia, do Santander, do Dr. Luís Costa, do ISAG, e de Jorge Teixeira, director geral da Runporto.

Deu-se assim início aos festejos do santo popular em Vila Nova de Gaia, com o município a receber calorosamente o evento e a tornar-se parte da história desta emblemática corrida.

Resultados completos na página oficial da prova.

 

Texto e fotos: comunicação da RunPorto.com