Mariana Machado à beira do pódio nos Mundiais de juniores

Mariana Machado (Tampere)

Mariana Machado esteve em plano de evidência ao classificar-se em quarto lugar na prova de 1.500 metros dos Campeonatos Mundiais de juniores, no dia em que encerra o evento, em Tampere, na Finlândia.

Foi uma corrida épica para a portuguesa, que esteve sempre no grupo da frente, mas que não reagiu logo ao ataque fulminante da etíope Alemaz Samuel. Mais contida, a atleta do Sporting de Braga, reservou-se para o final e subindo do sexto ao quarto lugar, terminando com a marca de 4.14,93 minutos, a três segundos do pódio, que foi constituído por Alemaz Samuel, da Etiópia (4.09,67), Miriam Cherop, do Quénia (4.10,73), e Delia Sclabas, da Suíça (4.11,98).

Mariana Machado, filha da olímpica Albertina Machado, glória do meio-fundo feminino da época em que o Sporting de Braga dominava a Taça dos Clubes Campeões Europeus em corta-mato e estrada, acabou por ser a melhor portuguesa da comitiva que competiu em Tampere.

Noutra final do dia, o lançamento do disco deste último dia dos Campeonatos Mundiais de juniores, o português Emanuel Sousa, pouco experiente em grandes competições, fez três lançamentos nulos, depois de ter sido sexto no seu grupo de qualificação, com a marca de 57,43 metros. Um lançamento de 58 metros seria suficiente para os três últimos ensaios.

O vencedor desta prova foi o jamaicano Kai Chang, com 62,36 metros, uma marca aquém do recorde pessoal do português.