5 de Agosto é dia de atletismo…

Nos últimos tempos ouvimos várias vezes falar em dias históricos para o desporto nacional. Porque nesse mesmo dia houve vários feitos de enorme impacto, como foi o dia 10 de Julho de 2016. Nesse dia, em Paris (França), a selecção de futebol obteve o seu primeiro e único, até agora, título europeu, e também nesse dia, em Amesterdão (Holanda), Sara Moreira e Patrícia Mamona também conquistaram os títulos europeus em meia maratona e no triplo-salto. Foi também dia da selecção feminina vencer a taça da Europa de meia -maratona.

Mas que dizer de um mesmo dia, em anos diferentes, ter também marcado feitos gloriosos do desporto, mais concretamente no atletismo.

Esse é o dia de hoje, 5 de Agosto.

Então vejamos, no longínquo dia 5 de Agosto de 1984, Rosa Mota conquistava para Portugal a primeira medalha olímpica do país, a Medalha de Bronze na maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

Rosa Mota em Los Angeles

Onze anos depois, a 5 de Agosto de 1995, outra fundista, Manuela Machado sagra-se campeã do mundo da maratona, em Gotemburgo, na Suécia, dando brilhantismo e continuidade aos feitos da antecessora, Rosa Mota.

Manuela Machado

Dois anos depois, a 5 de Agosto de 1997, outras duas atletas conseguiram obter medalhas para Portugal, nos Mundiais de atletismo realizados em Atenas (Grécia): Carla Sacramento conquistou a medalha de Ouro nos 1.500 metros e Fernanda Ribeiro obtém a medalha de Prata nos 10.000 metros.

Carla Sacramento
Fernanda Ribeiro

E que tal para dia 5 de Agosto? Estavam à espera?

Já agora, 5 de Agosto de 2018, dia em que parte a comitiva portuguesa para a sua 23ª participação nos Campeonatos da Europa de Atletismo, que decorrerão em Berlim, de 6 a 12 de Agosto.