Marta Pen na lista de elite da Milha da Quinta Avenida

Marta Pen Freitas a vencer

Sendo a mais famosa Milha Urbana do planeta, a Milha da Quinta Avenida, em Nova Iorque, é organizada desde 1981 pelos New York Road Runners (NYRR), o mesmo clube que organiza a Maratona de Nova Iorque (e dezenas de outras iniciativas desportivas na Big Aple, especialmente centradas no Central Park). Já são conhecidas as listas de elite dos participantes na edição de 2018, que se realiza a 9 de Setembro, destacando-se a presença da portuguesa Marta Pen Freitas e, especialmente, a ausência de atletas quenianos.

A benfiquista Marta Pen Freitas, que esta temporada chegou a ser a segunda melhor atleta do Mundo, com a marca de 4.25,84 minutos, na sua vitória em Concord, nos Estados Unidos, antes de o Meeting de Londres ter protagonizado uma prova na distância que produziu as 12 melhores marcas mundiais do ano, está assim entre 23 nomes grandes da distância, sendo a principal favorita feminina a norte-americana Jenny Simpson, que já venceu a prova seis vezes (e venceu as últimas cinco edições consecutivos), tendo obtido no ano passado a marca de 4.16,6 minutos, recorde da prova.

Marta Pen defrontará também as norte-americanas Ce’Aira Brown (terceira nos 800 metros dos campeonatos dos Estados Unidos), e Emma Coburn, medalha de bronze em 3000 m obstáculos nos Jogos Olímpicos de 2016 e campeã mundial em 2017; e a britânica Laura Weightman, medalha de bronze nos 1500 metros dos Europeus de Berlim

Nick Willis quer o quinto triunfo

Em masculinos, o neo-zelandês Nick Willis, vencedor no ano passado, tentará obter a sua quinta vitória na competição, mas enfrentará também ele nomes grados da distância, destacando-se o campeão olímpico de 1500 metros no Rio 2016, o norte-americano Matthew Centrowitz, numa lista com 22 corredores.

Já agora, recorde-se que o português Rui Silva já correu esta Milha, tendo sido quinto classificado (3.57,4) em 2007.

Esta Milha Urbana integra-se num conjunto de actividades que durarão toda a semana (de 1 a 9 de Setembro), destacando-se a Milha da Polícia e dos Bombeiros de Nova Iorque, a George Sheehan Memorial Mile, para corredores com 60 ou mais anos, a Milha da Comunicação Social, e os campeonatos dos membros dos NYRR. Antes dos profissionais, haverá corridas adequadas para crianças dos 2 aos 10 anos.

Mas a novidade deste ano prende-se com a Milha Virtual “NYRR New Balance 5th Avenue Powered by Strava”, que será registada de 1 a 9 de Setembro, integrada na “2018 NYRR Virtual Racing Series”. Estas corridas abrem-se aos corredores de todo o Mundo, que poderão cumprir a distância em qualquer parte, desde que tenham aquela aplicação que será registada num determinado período de tempo.
Mais informações no site dos NYRR