Melanie Santos sexta no Mundial de Triatlo

Melanie Santos

Melanie Santos foi sexta classificada na Grande Final do Campeonato do Mundo de Triatlo, em elite feminina, que está a decorrer em Gold Coast, na Austrália.

A atleta do Benfica, de 23 anos, foi a única portuguesa em prova, conseguindo recuperar posições na parte final, nas últimas voltas da corrida, o que lhe valeu o sexto lugar na sua primeira vez na final do Mundial, com 01:53.26 horas.

«A prova correu bastante bem, foi um excelente resultado porque não é só uma WTS, que já por si é de nível elevado, trata-se de uma grande final onde estão as melhores das melhores, pelo que este resultado me deixa muito orgulhosa» afirmou Melanie no final.

Quanto à prova propriamente dita, Melanie afirma que não foi a melhor natação da época, mas que deu para sair no segundo grupo do ciclismo. «Fui sempre no segundo grupo do ciclismo, que era constituído por um grupo enorme, de cerca de 25 atletas, consegui manter-me nesse grupo, controlando a posição».

Melanie acabou por fazer um segmento de corrida muito táctico “com duas voltas mais controladas sem sair a top; na última volta, quando muitas das triatletas começaram a quebrar, ataquei e ganhei muitas posições!”

A vencedora foi Ashleigh Gentle, da Austrália, que ganhou ao sprint a Vicky Holland, da Grã Bretanha, que alcançou a segunda posição no pódio, com os tempos de 01:51:59 e 01:52:01 respectivamente.

Nas provas destinadas aos atletas juniores, com Vasco Vilaça a ser o melhor, terminando na 9ª posição (53:49). Ricardo Batista foi 15º (54:15) e Tiago Fonseca foi 36º (55:43). O vencedor foi o húngaro Csongor Lenmann (52:48).

Na competição feminina, Mariana Vargem a melhor portuguesa em prova com um top 15, ficando na 14ª posição, com 1:00:25, enquanto Gabriela Ribeiro foi 32ª (1:02:04) e Inês Rico foi 53º (1:09:29). A campeão foi a mexicana Cecilia Sayuri (52:48).