Paulo Paula e Inês Monteiro vencem Meia Maratona do Dão

Inês Monteiro (arquivo)

O brasileiro Paulo Paula e Inês Monteiro foram os vencedores da Meia Maratona do Dão, em Viseu, repetindo os triunfos obtidos no ano passado.

O brasileiro, que representa o Belenenses, chegado a Portugal há cerca de 48 horas, para mais um período de treino e competição, venceu hoje a Meia Maratona do Dão, em Viseu, integrado no circuito Running Wonders, repetindo o triunfo do ano passado, mas com uma marca (1:08.41 horas) cerca de dois minutos mais lenta.

Num percurso muito duro, num dia de forte canícula, o brasileiro, oitavo classificado na maratona dos Jogos Olímpicos de Londres (2012), deixou bem para trás o jovem (20 anos) Filipe Vitorino, do Rio Maior (1:09.39), sexto nos 5000 metros do mundial de juniores no ano passado, que surpreendeu o sportinguista Rui Teixeira, campeão nacional de corta-mato esta época, que subiu ao degrau mais baixo do pódio (o ano passado foi segundo), tendo feito a marca de 1:09.55.

Em femininos, triunfo vincado de Inês Monteiro, que cortou a meta isolada em 1.18.46 horas (tempo oficioso), ultrapassando da melhor forma o revés da semana passada, quando desistiu na Maratona de Berlim.

A sportinguista repetiu o triunfo do ano passado, ultrapassando no final a atleta Carla Martinho, do Recreio de Águeda (1:19.04), com a salgueirista Marisa Barros, a ficar em terceiro lugar (1:21.12). Uma repetição do pódio do ano passado.

Na prova dos 10km, o vencedor foi António Pedro Rocha, natural de S. Pedro do Sul, com o tempo de 32.42 minutos, sendo a vencedora feminina, Sabina Neca, do Clube Leões da Fronteira, com o tempo de 42.45  minutos.

Classificações estarão disponíveis na página da prova.