Espanha promove primeiro Festival Internacional de Cinema de Atletismo

A organização do Festival Internacional de Cinema de Atletismo (FICA), que se celebrará em San Sebastián (País Basco, Espanha), de 6 a 10 de novembro, entregará os primeiros Prémios Aquiles de Honra à Hispano-cubana Niurka Montalvo e ao norte-americano Bob Beamon.

Este festival que se estreia assim na Cidade de Donostia San Sebastián, como um evento cultural, desportivo e cinematográfico, tem como objectivo o fomento da cultura do atletismo e terá prémios honoríficos a lendas do atletismo mundial pela sua trajectória e pela herança que deixaram à modalidade.

O FICA, que foi apresentado esta semana na sede do Comité Olímpico Español (COE), em Madrid, com a presença do presidente do COE, Alejandro Blanco, do presidente da Real Federación Española de Atletismo (RFEA), Raúl Chapado, e do director do FICA Festival, Juantxo Sabadie, atribuirá os Aquiles de Honor a Niurka Montalvo, campeã mundial de salto em comprimento em 1999, e Bob Beamon, campeão olímpico nos Jogos do México’68 com um recorde mundial (8,90) que durou 22 anos.

Ele receberá o prémio na quinta-feira (dia 8, quando será apresentado um documentário sobre os mundiais de pista coberta de 2018), ela na sexta-feira (dia 9, dedicado à Mulher e ao Atletismo).

O FICA tem uma secção oficial, donde se exibirão e projectarão as obras seleccionadas para o fomento da cultura atlética, e una secção de concurso, com longas e curtas metragens e documentários diversos.

Durante o prazo de inscrição para o concurso, a organização recebeu 48 projectos cinematográficos.

A programação e mais informações na página oficial: https://www.ficafestival.com/.