Benfica defende título Europeu de triatlo em Belém

Benfica campeão europeu 2017 (foto SL Benfica)

É já amanhã, 6 de outubro, que se realiza o Campeonato da Europa de Clubes por Estafetas Mistas, que terá lugar em Belém, às 13h, na categoria de elite e júnior, competição organizada pela Federação de Triatlo de Portugal (FTP), onde a equipa do Sport Lisboa e Benfica defenderá o título Europeu conquistado no ano passado, em Espanha.

Segundo nota da FTP , “na prova de elites irão participar 19 equipas de nove países diferentes, e entre elas estarão representados os três melhores clubes nacionais, o Lisboa Sport Benfica, campeão europeu, o Alhandra Sporting Club e o Outsystems Olímpico de Oeiras.

Em juniores, o Campeonato da Europa conta com 10 equipas de cinco nacionalidades, incluindo dois clubes portugueses: Alhandra Sporting Club e Clube de Natação de Torres Novas”.

Nesta nova prova de triatlo, estafeta mista, que fará a sua estreia olímpica em Tóquio 2020, o Benfica, campeão em título, tentará a revalidação junto do seu público. No ano passado a equipa benfiquista foi composta por Melanie Santos, Miguel Arraiolos, Vanessa Fernandes e João Pereira, que é o único que ainda se mantém na formação, pois Miguel Arraiolos foi substituído por João Silva (embora este ainda esteja em dúvida de ultima hora, pois a sua esposa está em trabalho de parto!), e Melanie Santos, que se lesionou num pé, e Vanessa Fernandes, não está em condições de competir, foram substituídas pela jovem Vera Vilaça e pelo norte-americana Katie Zaferes, atual segunda do ranking mundial de triatlo.

A distância será super sprint, com cada um dos elementos da equipa a fazer o triatlo completo nesta distância, a começar sempre por mulher, seguida de homem, depois mulher e terminar em homem.

Para os atletas trata-se de uma prova explosiva, feita sempre no máximo das suas capacidades, para passar o testemunho o mais rápido possível.

Para além do Campeonato da Europa de Clubes no dia 6 de outubro, irá realizar-se o My LX Triathlon Experience, a maior prova de experimentação em Portugal, seguida do Campeonato Nacional de Clubes.
Seguem os horários e locais:
Local Belém:
– Campeonato da Europa de Triatlo em Estafetas Mistas por Equipas – super sprint (6 de outubro, 13h)
– Campeonato Nacional de clubes – super sprint (7 de outubro, 14h).
Partida, parque de transição e meta: junto ao Museu dos Combatentes
A maior prova de experimentação de Triatlo:
My LX Triathlon Experience (7 de outubro, 11h30)
Partida e parque de transição na Doca Pesca –Fundação Champalimaud, meta junto ao Museu dos Combatentes
Pode consultar mais informação sobre o Campeonato Europa aqui: https://www.triathlon.org/events/event/2018_lisbon_etu_triathlon_mixed_relay_clubs_european_championships
Pode consultar o site da prova de experimentação aqui: http://lxtriathlonexperience.pt/