Alexandre Montez é vice campeão olímpico juvenil de triatlo

O pódio em Buenos Aires (foto FTP)

Alexandre Montez, de 16 anos, arrecadou hoje a medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude, que decorrem em Buenos Aires, Argentina, conseguindo a primeira medalha para Portugal nesta competição.

«Esta medalha é extraordinária, é prata que para mim vale ouro e é fruto do trabalho que tenho tido ao longo de anos anteriores que se concretizou nestes Jogos Olímpicos», diz o jovem triatleta.

Pedro Leitão, o treinador que integra a Comissão Técnica Nacional de Triatlo, explica como decorreu a competição. «O Alexandre saiu na 10ª posição no final do primeiro grupo, logo de seguida houve uma fuga do atleta neozelandês Dylan Mccullough e do italiano Alessio Crociani que chegaram ao final do ciclismo com 50 segundos de avanço para o grupo em que vinha o nosso triatleta. Alexandre saiu muito forte logo na primeira volta e surgiu apenas a 18 segundos da liderança, conseguindo ultrapassar o italiano, mas já sem força para ganhar ao primeiro que viria a vencer a competição.»

No final, Alexandre conseguiu ainda gerir a competição, já que o terceiro triatleta vinha a uma distância de 10 segundos, de modo a segurar a bandeira nacional na meta e fazer a merecida festa.

Na primeira posição ficou o neozelandês com  53:27, seguido de Alexandre Montez com  53:39. A terceira posição pertenceu a Alessio Crociani com 53:45.

O atleta do Outsystems Olímpico de Oeiras tinha alcançado também a medalha de prata no Campeonato da Europa da Juventude que se realizou em agosto, tendo conseguido o bronze por equipas. 

Os Jogos Olímpicos da Juventude realizam-se entre os dias 6 e 18 de outubro de 2018, em Buenos Aires, na Argentina. Nesta competição participam atletas entre os 15 e os 18 anos de 32 modalidades, em representação de 203 países.

Inês Rico, outra triatleta apurada para os Jogos Olímpicos da Juventude, ficou na 22ª posição na competição feminina, que se realizou ontem, 7 de outubro.

Mais informações sobre os resultados aqui https://www.triathlon.org/results/result/2018_buenos_aires_youth_olympic_games/334171