Há 25 corredores sub’4 minutos na milha e sub’2:10 na maratona

Eliud Kipchoge em Berlim (foto Berlin Marathon)

A página norte-americana “Bring Back the Mile” aporoveitou os últimos resultados nas maratonas para “reciclar” um seu artigo de 2014, produzido com o sueco Peter Larsson, sobre os atletas que já baixaram dos quatro minutos na milha e das 2:10 na maratona, e tem uma lista reduzida de 25 atletas!

Neste clube dos sub’4 e sub’2:10, fazem parte o recente recordista mundial, Eliud Kipchoge, líder de nove quenianos, cinco atletas europeus e quatro atletas dos Estados Unidos, entre outros representantes, como o recém recordista do Canadá, Cam Levins.

Este clube reduzido, quando ainda faltam realizar-se algumas importantes maratonas de outono, é composto por um grupo exemplar de atletas com velocidade e resistência notáveis, que fazem deles dos melhores corredores do Mundo.

O melhor destes elementos é precisamente o queniano Eliud Kipchoge, cujo resultado combinado das duas distâncias é de 2:05:29.40 (3.50,40 na milha, 2:01.39, na maratona, recorde do Mundo).

O primeiro a conseguir este feito foi o norte-americano Gregg Mayer, em 1983.

Registe-se que, entre os portugueses que já baixaram das 2:10 (oito atletas), apenas Alberto Chaíça tem registos na milha, sendo que atletas como António Pinto, Carlos Lopes, Domingos Castro e Luís Jesus têm marcas em 1.500 metros equivalentes a resultados abaixo dos quatro minutos na milha, e caso assim acontecesse estariam neste clube.

Vejamos quem são os elementos deste clube restrito:

Notas: + = tempo de passagem; i = pista coberta; WR = recorde do Mundo, à altura