Hoje é dia de corridas de São Silvestre no Porto e Olivais

Paulo Pinheiro repete vitória de 2016 nos Olivais (fotos de António Manuel Fernandes - arquivo)

Hoje é dia das corridas de S. Silvestre do Porto (25ª edição) e dos Olivais, em Lisboa (30ª edição), em mais dois momentos de grande interesse competitivo, repartindo presenças dos melhores atletas.

No Porto, Sara Moreira, do Sporting, é o grande nome feminino, com o seu colega de equipa Rui Pedro Silva, a apresentar-se como favorito em masculinos, ele que já venceu a prova em oito ocasiões!

As outras candidatas a lugares cimeiros na corrida feminina serão Marta Martins e Jéssica Pontes (SC Braga), Emília Pisoeiro (RD Águeda), Andreia Cunha (individual), Laura Silva (Águias Alvelos), Cátia Costa (Maia AC), Sara Duarte e Vitória Oliveira (ambas do Sporting CP), e Justyna Wojcik (ACD S. João da Serra).

Já nos homens, surgem como candidatos, os sportinguistas José Moreira e Hélder Santos, e ainda Miguel Ribeiro (Olímpico Vianense), António Pedro Rocha e Daniel Pinheiro (ambos do São Salvador do Campo), e Jorge Santa Cruz (SC Braga).

As provas começarão às 18 horas, com partida e chegada na Avenida dos Aliados.

Olivais, com início às 19 horas

Em Lisboa, a 30ª edição da corrida de São Silvestre dos Olivais, que tem mais de 1300 inscritos, numa retoma de participação que havia caído para menos de um milhar no ano passado, será a corrida das esperanças.

Com o “padrinho” da prova a ser o olímpico João Junqueira, que chegou a ser campeão mundial militar por equipas, são esperadas as presenças de alguns atletas mais jovens, muitos deles internacionais nos recentes Europeus de corta-mato, nos escalões de sub-23 e juniores, como são os casos dos benfiquistas Filipe Fialho e Pedro Carvalho, Hugo Ganchas, do Sporting, e João Pereira, do Maratona, atletas internacionais, e ainda da benfiquista Patrícia Silva (filha de Rui Silva).

A prova principal, para ambos os sexos, começará às 19 horas, num percurso com partida na Junta de Freguesia dos Olivais e chegada na Avenida de Berlim, sendo antecedida por uma S. Silvestre para os mais jovens, com partida e chegada junto à Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, às 18 horas.