Cátia Azevedo a caminho dos Europeus de Glasgow2019

Cátia Azevedo (foto António Manuel Fernandes)

A sportinguista Cátia Azevedo alcançou ontem a marca de qualificação para os Europeus de pista coberta Glasgow2019, com o melhor registo português do ano na prova dos 400 metros do ‘meeting’ feminino de Val d’Oise, em França.

Dois dias após se ter sagrado campeã de Portugal de 800 metros (ver artigo, com reportagem dos Campeonatos de Portugal), a atleta do Sporting foi quinta classificada, com o tempo de 53,53 segundos (a marca de qualificação para Glasgow é de 53,60), terminando no segundo lugar da sua série, atrás da checa Zuzana Hejnova (53,29), campeã mundial dos 400 metros barreiras em 2013 e 2015, enquanto a melhor da prova foi ucraniana Tetyana Melnick, com 52,87.

Um dos grandes destaques do ‘meeting’ Val d’Oise foi a prova de salto em altura, na qual a ucraniana Yuliya Levchenko ultrapassou os 2,00 metros, obtendo a terceira melhor marca mundial do ano e estabelecendo um novo recorde da competição.

Entretanto, a brasileira do Benfica, Tamiris de Liz, foi segunda classificada no Meeting de Ostrava, República Checa, com a marca de 7,44 segundos.

Um dia antes, em Liévin, Nelson Évora, do Sporting, foi oitavo no triplo-salto, apenas com um salto válido, a 15,22 metros.