Francisco Belo em Potsdam e Ricardo dos Santos na Irlanda

Francisco Belo

Francisco Belo participou hoje no Meeting de Potsdam, só de lançamento do peso, obtendo a melhor marca nacional deste ano com um ensaio a 20,23 metros.

Esta é a segunda melhor de sempre em pista coberta do benfiquista (tem 20,35 m), tendo sido obtida numa prova com um regulamento muito estranho, com os atletas a apurarem-se para os lançamentos finais com as melhores marcas conseguidas, mas depois só seguindo em frente superando-se no confronto direto.

Por isso, o vencedor do meeting foi o alemão David Storl que derrotou o luxemburguês Bob Bertemes, no lançamento final. Contudo, na classificação por marcas, o alemão ficou com 20,85 metros, enquanto o luxemburguês ficou com 21,07 metros! Belo, foi sexto no concurso, mas com a quarta melhor marca da noite.

Ricardo dos Santos em terceiro na Irlanda

Também hoje, mas na Irlanda, no Meeting de Athlone, o finalista Europeu de 400 metros ao ar livre, Ricardo dos Santos (Benfica), tentou chegar à qualificação na distância para os Europeus de pista coberta de Glasgow2019, mas terminou em terceiro lugar, com a marca de 47,44 segundos (ficou a 14 centésimos), quebrando bastante nos últimos metros da reta da meta, sendo ultrapassado pelo holandês Tony Van Diepen (47.01) e pelo irlandês Thomas Barr (47.05).

Neste meeting, destaque para o chinês Bingtian Sun, que igualou a segunda melhor marca mundial do ano nos 60 metros (6,53 segundos), enquanto na milha masculina, cinco atletas baixaram dos quatro minutos, com o polaco Marcin Lewandowski a vencer em 3.56,41, à frente dos australianos Stewart McSweyn (3.56,46) e Ryan Gregson (3.56,85).