Pechão e Casa do Benfica de Faro vencem II divisão

Estafeta de 4x400 m (foto António Manuel Fernandes)

Na final da II Divisão, também realizada em Braga (juntamente com a primeira divisão), os campeões foram as equipas algarvias do Clube Oriental de Pechão, em femininos, e da Casa do Benfica de Faro, em masculinos.

Em feminino, o campeonato foi renhido, com as algarvias a vencerem por 1,5 pontos, deixando as beirãs da Senhora do Desterro em segundo lugar, com o Eirense, em terceiro lugar, a dois pontos do segundo.

Pódio feminino

As algarvias, que foram terceiros classificados nos dois últimos anos, venceram três provas individuais, somaram depois três segundos lugares e um terceiro, fazendo assim a diferença para o Senhora do Desterro, que conseguiu quatro triunfos, mas apenas um segundo e um terceiro postos. Já o Eirense, conseguiu três triunfos individuais, juntando-lhes três segundos lugares e dois terceiros. Para estas três equipas, a estafeta de 4×400 metros consolidou a classificação. O Póvoa de Varzim, com triunfos nos 1500 e 3000 metros e o Maia AC, com triunfo na vara, também conquistaram vitórias individuais.

Já em masculinos, o domínio do Casa do Benfica de Faro foi bem acentuado, tendo os algarvios triunfado em todos os saltos e ainda na estafeta de 4×400 metros, com mais três segundos lugares. Foi o segundo título dos algarvios. O anterior fora conseguido na sua última presença na competição: 2008.

Pódio masculino

Na segunda posição, a dez pontos, ficou o Póvoa de Varzim, que venceu duas provas e somou três segundos lugares e outros tantos terceiros, melhor que o Gira Sol, que somou duas vitórias e três segundos lugares, mas com zero pontos em duas provas! Novas Luzes (800 e 1500 metros), Senhora do Desterro (5000 m marcha) e NA Cucujães (peso), também venceram provas individuais.

II Divisão – coletiva final
Masculinos – 1. C. Benfica Faro, 78 pontos; 2. AC Póva Varzim, 68; 3. Gira Sol, 65; 4. NA Cucujães, 59; 5. Novas Luzes, 56; 6. Senhora do Desterro, 56; 7. J. Ilha Verde, 49; 8. Mazarefes, 35.
Femininos – 1. CO Pechão, 72,5 pontos; 2. Senhora do Desterro, 71; 3. Eirense, 69; 4. AC Póvoa Varzim, 58; 5. Oliveira do Douro, 54,5; 6. C. Benfica de Faro, 50,5; 7. Maia AC, 47; 8. Escola Movimento, 42,5.

Resultados completos na página da FPA.